Às vésperas da eleição legislativa, o governo interino de Portugal ordenou a expulsão de 18 mil estrangeiros — incluindo brasileiros. O Itamaraty informou neste domingo (04) que já está em contato com as autoridades portuguesas para entender a medida.
“A Embaixada do Brasil em Portugal está acompanhando de perto o tema, em contato direto com as autoridades locais”, afirmou o Ministério de Relações Exteriores.
Segundo o ministro da Presidência de Portugal, António Leitão Amaro, as autoridades vão notificar cerca de 4,5 mil estrangeiros na próxima semana, pedindo que saiam voluntariamente dentro de 20 dias.
O governo português afirma que todas as pessoas que são alvos da medida estão em situação irregular e já tiveram os pedidos de visto negados. Caso os imigrantes não respeitem a solicitação, poderão ser detidos e deportados à força.
- SAIBA MAIS: Declaração completa ou simplificada? Saiba qual a melhor para você no Guia do Imposto de Renda 2025
Cortina de fumaça em Portugal?
A oposição e associações imigrantes acusam o governo português de utilizar a medida para desviar as atenções das eleições parlamentares, que estão marcadas para o dia 18 de maio.
O primeiro-ministro Luis Montenegro convocou a votação antecipada em março, depois que seu governo minoritário, liderado pelo Partido Social Democrata, conservador, perdeu um voto de confiança no Parlamento e renunciou.
Portugal vem sendo pego pela crescente onda de populismo na Europa, com o partido de extrema-direita na terceira posição nas eleições do ano passado.
Já o governo de centro-direita da Aliança Democrática, que busca a reeleição, vem se apoiando no endurecimento das regras de imigração. A pauta tornou-se uma das principais bandeiras de campanha da gestão atual.
*Com informações do Estadão Conteúdo.
The post Governo português anuncia expulsão de 18 mil estrangeiros, incluindo brasileiros, e Itamaraty inicia conversas para entender a medida appeared first on Seu Dinheiro.