O processo de recuperação judicial da Gol (GOLL4) nos Estados Unidos (Chapter 11) ganhou mais um capítulo nesta segunda-feira (24). A companhia aérea anunciou um compromisso de financiamento com investidores, que vão adquirir até US$ 1,25 bilhão de um total de US$ 1,9 bilhão em dívidas.
Segundo o fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários nesta manhã, o montante será utilizado para o pagamento de um financiamento na modalidade “debtor-in-possession” acertado anteriormente pela Gol e suas subsidiárias.
Além disso, os recursos também serão destinados para o pagamento de custos do processo de reestruturação, para fornecer capital de giro e financiamento para as atividades operacionais da companhia após a conclusão do Chapter 11.
No entanto, o financiamento — conhecido como “exit financing” — ainda está sujeito à aprovação do Tribunal do Distrito de Nova York.
A Gol também destacou que está avaliando outras propostas além do financiamento, como a contratação ou emissão de novas dívidas e investimentos em participação acionária, “com o objetivo de emergir como uma companhia independente e capitalizada”.
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Além do financiamento: a reestruturação da Gol
O processo de recuperação judicial da companhia aérea nos Estados Unidos ocorre desde janeiro de 2024, quando a empresa entrou com o pedido para reestruturar dívidas bilionárias.
Em novembro de 2024, a companhia e sua controladora, Abra, fecharam um acordo com credores para reduzir a dívida em até US$ 2,5 bilhões. Como parte do plano, a Gol se comprometeu em levantar até US$ 1,85 bilhão para quitar empréstimos e garantir mais dinheiro em caixa.
Em dezembro do ano passado, a empresa apresentou seu plano de reestruturação à Justiça americana, incluindo um novo plano de investimento para os próximos cinco anos.
Já no final de fevereiro de 2025, o conselho de administração aprovou o pedido de cancelamento do registro das ações preferenciais na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).
A expectativa é que a empresa saia do processo de recuperação judicial nos EUA até abril.
Vale lembrar que a finalização do plano de reorganização da Gol no Chapter 11 é uma parte fundamental para a consumação do acordo de fusão de negócios com a Azul (AZUL4).
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