Treze dias após o início do prazo para declaração do Imposto de Renda 2025, a Receita Federal liberou, nesta terça-feira (01), a opção de declaração pré-preenchida.
Segundo o órgão, “dificuldades internas” atrasaram a liberação do mecanismo que, nas edições passadas, costumava estar disponível no início do prazo para acertar as contas com o Leão.
Diante disso, cerca de 4,5 milhões de contribuintes resolveram não esperar e realizaram suas declarações de forma “manual”.
Em geral, quanto mais cedo a entrega dos informes, maiores as chances de receber a restituição no primeiro lote.
Contudo, quem optou por esperar até agora pela declaração pré-preenchida pode “furar a fila” e receber até antes.
Como usar a declaração pré-preenchida para receber a restituição nos primeiros lotes
A declaração pré-preenchida visa facilitar o compartilhamento das informações com o Fisco. Para os investidores, por exemplo, o mecanismo é uma “mão na roda”, já que traz todas as operações realizadas ao longo do ano.
E, neste ano, a ferramenta ainda terá uma nova funcionalidade: ela vai agregar os dados bancários dos contribuintes que têm contas no exterior.
Mas não é apenas na hora de incluir as informações que a declaração pré-preenchida traz benefícios para os contribuintes. Ela também pode “acelerar” a sua restituição.
Todos os anos, a Receita Federal realiza o pagamento das restituições em 5 lotes e privilegia os grupos de idosos, pessoas com deficiência e professores.
Só então os demais contribuintes, que não se encaixam em nenhum desses grupos, começam a receber a restituição, de acordo com a data de entrega da declaração.
Entretanto, desde 2024 passou a ser possível “furar a fila” da restituição utilizando a declaração pré-preenchida.
Assim, neste ano, os brasileiros que optarem pela declaração pré-preenchida juntamente com o pagamento via Pix terão prioridade para receber a restituição.
Ou seja, vão ter a oportunidade de passar na frente, mesmo preenchendo as informações 13 dias após o início do prazo.
Contudo, é importante ressaltar que, mesmo com a declaração pré-preenchida, você precisa dos comprovantes de todos os dados presentes na declaração.
E se esta é a primeira vez que você vai declarar o Imposto de Renda ou, ainda, a sua primeira declaração de investimento e não faz ideia de quais documentos deve manter, fique tranquilo.
A Julia Wiltgen, jornalista do Seu Dinheiro — portal parceiro do Money Times — e especialista em IR, preparou um Guia do Imposto de Renda 2025.
Guia do IR 2025: tudo o que você precisa saber para fazer a sua declaração
No Guia do Imposto de Renda 2025, você vai encontrar tudo o que precisa para preencher a sua declaração de forma prática e sem se preocupar em cair na temida malha fina.
Este material está atualizado com todas as mudanças recentes nas regras do Imposto de Renda, documentos necessários e qual o modelo ideal de declaração para você.
E para que você não fique com nenhuma dúvida sobre como entregar a sua declaração, ao fazer o seu cadastro gratuito neste link, você terá acesso ao curso Imposto de Renda.
São tutoriais em vídeo em que a Julia acessa o programa da própria Receita para te mostrar em detalhes como fazer a sua declaração por conta própria e como resolver desde situações simples até as mais complicadas.
Repito, o guia e o curso são gratuitos. Você não paga nada, em nenhum momento, para acessar esses conteúdos e ainda pode receber a sua restituição mais cedo, seguindo o passo a passo.
Para liberar o seu acesso, basta clicar no botão abaixo:
The post ‘Fura fila’ do Imposto de Renda: Receita Federal liberou nesta terça-feira (01) a declaração pré-preenchida; veja guia para começar a sua appeared first on Seu Dinheiro.