Um novo incêndio antige a Califórnia, na costa oeste dos EUA, e força moradores a deixarem suas casas, em meio a fortes ventos. O incêndio de Hughes começou ao norte de Los Angeles nessa quarta-feira (22/1), enquanto as chamas em Eaton e Palisades ardem pela terceira semana consecutiva
Além do castigo pelo fogo, o estado da Califórnia corre o risco de ficar sem a ajuda federal para desastres. Também nessa quarta, o presidente Donald Trump ameaçou reter a ajuda federal a desastres para Los Angeles, a menos que o governo da Califórnia mude sua política de gestão de água.
“Não acho que devemos dar nada à Califórnia até que eles deixem a água acabar”, disse Trump, em entrevista à Fox News. Trump repetiu falsas alegações de que os programas de conservação de peixes na parte norte do estado são responsáveis pelo ressecamento dos hidrantes em áreas urbanas.
O presidente ainda disse que a culpa pelas dificuldades de Los Angeles para controlar os incêndios é do governador democrata Gavin Newsom, um adversário político que pediu parceria e respeito mútuo enquanto o estado luta contra a destruição pelas chamas.
Enquanto isso, em Los Angeles, evacuações adicionais foram a solução para moradores que estão perto de um grande incêndio florestal de rápido movimento ao norte da cidade. O sul da Califórnia sofreu outra rodada de ventos perigosos antes de possível chuva no fim de semana.
Hughes
O incêndio de Hughes começou nessa quarta pela manhã e rapidamente devastou mais de 38 km², enviando uma enorme coluna de fumaça escura perto do Lago Castaic, uma área de recreação popular a cerca de 64 km dos incêndios devastadores de Eaton e Palisades, que estão queimando pela terceira semana.
Cerca de 31 mil pessoas estavam sob ordens de evacuação obrigatórias, com mais enfrentando avisos de evacuação, disse o xerife do condado de Los Angeles, Robert Luna, em uma entrevista coletiva.