As autoridades de saúde dos Estados Unidos anunciaram, nessa quarta-feira (26/2), a primeira morte por sarampo do país em uma década. A vítima foi uma criança não vacinada do Texas.
O caso ocorre em meio a um surto crescente da doença. Desde o início de fevereiro, 124 pessoas foram infectadas no oeste do Texas, sendo que apenas cinco delas estavam vacinadas. Outros nove casos foram registrados no estado vizinho, o Novo México.
A última morte provocada por sarampo entre os norte-americanos foi registrada em 2015. Especialistas atribuem o atual surto à baixa adesão às vacinas, especialmente entre as crianças.
Um dos fatores que pode agravar ainda mais esse cenário é a nomeação de Robert F. Kennedy Jr. ao cargo de Secretário de Saúde e Serviços Humanos no governo de Donald Trump. Robert é um crítico ferrenho das vacinas. Durante a pandemia da Covid-19, o político chegou a afirmar, erroneamente, que as vacinas causavam autismo.
De acordo com o departamento de saúde do Texas, a maioria dos casos de sarampo está concentrado no condado de Gaines, famoso por ser uma comunidade menonita rural, onde o índice vacinal é baixo e as crianças são educadas em casa.
O que é sarampo?
O sarampo é uma doença altamente contagiosa, transmitida pelo ar, e que atinge principalmente as crianças menores de 5 anos de idade. A vacinação é a principal forma de prevenir a doença, mas as baixas taxas de imunização preocupam autoridades internacionais.
A transmissão do vírus ocorre quando um indivíduo infectado tosse, fala, espirra ou respira perto de outras pessoas. Os principais sintomas da doença são:
- Febre alta;
- Manchas vermelhas no corpo;
- Congestão nasal;
- Olhos vermelhos e lacrimejantes;
- Tosse;
- Erupção cutânea.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!