São Paulo — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou o Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo, no fim da noite desta quinta-feira (20/2), após realizar exames de rotina. Ele permaneceu na unidade médica por aproximadamente seis horas.
De acordo com Roberto Kalil, médico do presidente da República, o quadro de saúde é estável e Lula está “ótimo”. Os exames são rotina dele “há décadas”, complementou.
Ainda segundo o médico, o presidente estará liberado para viajar ao Rio de Janeiro, na manhã desta (21/2), onde participará de cerimônia de anúncios no Porto de Itaguaí.
Lula chegou ao hospital por volta de 17h20. Na porta da unidade, o médico do presidente, Roberto Kalil Filho, disse que o procedimento seria apenas um “check-up”.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, o exame estava programado para dezembro, mas não pôde ser feito devido ao tratamento ao qual o presidente foi submetido por causa de um hematoma na cabeça.
Ainda de acordo com o órgão, o check-up não tem relação com o acidente doméstico sofrido em outubro.
O boletim médico emitido pelo Hospital Sírio-Libanês sobre a bateria de exames realizada pelo presidente Lula foi emitido no início da madrugada de sexta (21/2) e assinado pelos médicos Luiz Francisco Cardoso, diretor de Governança Clínica, e Álvaro Sarkis, diretor clínico da instituição. Confira:
“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje, 20/02/2025, no Hospital Sírio-Libanês, unidade Bela Vista, em São Paulo, para realizar o check-up anual, programado para dezembro de 2024, que precisou ser adiado devido ao procedimento cirúrgico. Todos os exames
realizados estão dentro da normalidade, inclusive a tomografia de crânio para controle pósoperatório. O Presidente segue com acompanhamento médico habitual, sem previsão de novos exames, pelas equipes médicas lideradas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio.”