Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado neste domingo (1º/12), um laço de quase 300 metros foi exposto na Esplanada dos Ministérios, com os dizeres: “A Vida Vale +”. O objetivo é chamar a atenção para a gravidade da epidemia de HIV/Aids no Brasil.
A ação foi realizada pelos grupos Estruturação – Grupo LGBT+ de Brasília; Centro Brasiliense de Defesa dos Direitos Humanos (CentroDH); e AHF Brasil.
Veja as imagens:
A exposição do laço é um dos vários feitos promovidos em alusão à luta contra a Aids. Nesse sábado (30/11), por exemplo, foram projetadas frases de impacto nos muros da Biblioteca Nacional, como: “Em 2023, quase 10 mil brasileiros morreram de Aids, apesar de ser prevenível e tratável” e “A luta contra a epidemia de HIV/Aids não é amanhã, é agora”.
Congresso vermelho
Além das ações neste fim de semana, o Congresso Nacional será iluminado na cor vermelha nesta segunda-feira (2/12), a partir das 19h.
O presidente do Estruturação, Michel Platini, chama atenção para a falta de ação do poder público. “É preocupante que, após 40 anos, ainda vivenciamos uma epidemia que poderia ser controlada com prevenção, tratamento e políticas públicas eficazes”, afirma.
O diretor da AHF Brasil, Beto de Jesus, complementa alertando que a pandemia de covid-19 causou “efeitos devastadores” na luta contra o HIV/Aids. “A pandemia resultou em represamento de diagnósticos e início tardio de tratamentos. Precisamos seguir vigilantes, tendo em vista a Agenda 2030”, prevê.