Senhoras e senhores passageiros, os novos aviões da Embraer (EMBR3) não decolarão tão cedo depois que a Alaska Airlines pediu o adiamento da entrega de dois novos jatos E175 da fabricante brasileira devido às tarifas de Donald Trump.
Os aviões da Embraer deveriam ter sido entregues em maio à Alaska, mas com a alta do preço decorrente das tarifas, a companhia optou por adiar o fechamento da compra — um reflexo das taxas de 10% que devem ser aplicadas aos produtos brasileiros pelos EUA a partir de 8 de julho.
““Em meio ao ambiente econômico incerto em curso, estamos focados em controlar aquilo que podemos controlar — incluindo custos, produtividade, desempenho operacional e cuidar dos nossos passageiros da melhor forma possível. Como parte desse esforço para controlar nossos custos, a Alaska não aceitará custos adicionais impostos pelas tarifas em toda a nossa cadeia de suprimentos”, informou a empresa em nota.
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A decisão fez as ações da Embraer abrirem o dia em baixa. Por volta de 13h30, os papéis EMBR3 recuavam 0,39%, cotados a R$ 67,16. No ano, os ativos acumulam alta de 19,6%. No mesmo horário, o Ibovespa subia 0,05%, aos 137.075,80 pontos.
Procurada pelo Seu Dinheiro, a Embraer, disse que não comentará sobre o impacto de tarifas em clientes específicos.
Mas, em abril, durante evento promovido pelo Bradesco BBI, o CEO da Embraer afirmou que as tarifas de Trump atrapalharão os planos da fabricante brasileira de aviões, que irá buscar formas de contornar possíveis efeitos do aumento das taxas.
No primeiro trimestre deste ano, a Embraer tinha 943 pedidos firmes de E-175, o que correspondia a 74% do total de pedidos firmes no segmento de aviação comercial. Dessas encomendas de E-175, 89% foram feitas por empresas norte-americanas. No mesmo período, o grupo Alaska tinha 50 pedidos firmes para o modelo.
Novos aviões da Embraer iriam operar durante o verão americano
Os aviões da Embraer em questão seriam integrados à frota da Horizon Air, braço regional da Alaska Air Group, operando no noroeste dos EUA, especialmente nas regiões do Alasca, da Califórnia, do Colorado, de Utah e até em Alberta e British Columbia, no Canadá.
Com o adiamento da entrega, a Horizon teve que cancelar 14 voos diários até o fim de julho, afetando rotas em toda a sua rede.
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Os cancelamentos foram concentrados em rotas de alta frequência, nais quais há maior flexibilidade para remanejar passageiros, de acordo com o Seattle Times.
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