2025, será necessário ter tolerância à volatilidade e horizonte de longo prazo para carregar ações no portfólio. Quem afirma isso é a Larissa Quaresma, analista CFA da Empiricus Research, ao contar suas expectativas para a bolsa de valores no próximo ano.
Para a especialista, é esperada uma desaceleração econômica em 2025 e, consequentemente, um arrefecimento da expansão de lucros corporativos.
Quaresma é uma das convidadas do evento Onde Investir em 2025, organizado pelo Seu Dinheiro. O programa vai ao ar entre os dias 14 e 16 de janeiro e reúne importantes nomes do mercado financeiro para orientar o investidor pessoa física sobre os melhores investimentos para o próximo ano.
Taxa Selic e dólar elevados exigem ações defensivas na carteira
“Será um ano de alta de juros no Brasil e dólar forte, o que pressiona a última linha das empresas, especialmente as mais alavancadas e/ou com custo dolarizado e receitas em reais”, comenta.
Por isso, ela prefere uma carteira defensiva para atravessar o ano, com essas três características:
- Empresas de alavancagem baixa ou caixa líquido;
- Com capacidade de repassar a inflação nos preços ou que tenham receitas dolarizadas; e
- Que tenham motores próprios de crescimento.
Mas a boa notícia, segundo a analista, é que boa parte dessa deterioração já está incorporada aos preços das ações como um todo.
Ela reforça que o Ibovespa cai em torno de 8% no ano (até o fechamento de 21 de dezembro), o índice P/L 2025 está em 8,8x, dois desvios-padrões abaixo da média histórica, e o prêmio de risco para se ter ações está em 4,7% ao ano, acima dos títulos IPCA+ de longo prazo.
“Vejo uma margem de segurança atrativa nestes preços. O ponto de partida importa muito para se gerar bons retornos de longo prazo”, afirma Quaresma.
Larissa Quaresma revela em quais ações investir em 2025
Assim, no dia 15 de janeiro, às 19h, Larissa Quaresma estará no programa Onde Investir em 2025, para compartilhar suas expectativas sobre a bolsa de valores e recomendar as melhores ações para investir em 2025.
Quaresma é analista de ações há 10 anos e responsável pela série As Melhores Ações da Bolsa. Além disso, ela comanda a carteira mensal Empiricus 10 Ideias e faz parte da equipe da Carteira Empiricus, o portfólio multimercado da casa de análise.
Ao longo da carreira, teve passagens pela Núcleo Capital, tradicional fundo de ações brasileiro, e pelo Credit Suisse. É administradora formada pelo Ibmec-MG, foi aluna visitante da Stanford University e tem as certificações CFA, CNPI e CGA.
Então, se você quer assistir gratuitamente ao programa e ficar por dentro de onde investir em 2025, inscreva-se aqui:
The post Em quais ações investir em 2025? Para analista da Empiricus, é hora de ter setores defensivos na carteira; veja como acessar as recomendações appeared first on Seu Dinheiro.