O ator e influenciador Drico Alves, de 22 anos, é figura conhecida nas novelas da Globo. Ele já participou de folhetins como A Força do Querer e Pantanal, em que interpretou José Leôncio em sua juventude. Mas é nas redes sociais que o jovem vem ganhando destaque, mostrando o dia a dia de uma pessoa com diabetes.
Drico descobriu que tinha diabetes tipo 1 em 2019, quando tinha apenas 17 anos. “Foi um mega choque, muito por desinformação também, achei naquele momento que nunca mais poderia comer um brigadeiro, e isso pra mim era terrível”, brincou o artista em um bate-papo exclusivo com a coluna.
Ele soma números grandiosos nas redes sociais. Só no TikTok, são quase 5 milhões de seguidores. No Instagram, mais de 1,3 milhão. Além de mostrar sua rotina com os amigos, viagens e vídeos de humor, ele também aproveita o espaço para tentar quebrar o tabu em cima da diabetes e mostrar que quem vive com a doença pode, sim, ter uma vida normal.
“Hoje eu posso servir como alguma forma de referência para crianças e até mesmo adultos com diabetes tipo 1, então pra mim vem como responsabilidade mesmo enquanto formador de opinião, mostrar a necessidade de se levar a sério o tratamento”, disse Drico.
Toda essa percepção, no entanto, é recente. “Criei essa consciência própria e para com os demais depois de uma internação por conta de uma complicação em dezembro de 2023”, relembrou. Na ocasião, o ator e influenciador ficou dias na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) após ter uma síndrome metabólica.
Resposta dos internautas
Não é raro encontrar nos comentários das postagens de Drico Alves internautas que afirmam dar mais atenção à própria saúde depois das publicações do influencer. “Acho que essa é a missão, e pra mim não tem como alcançar um resultado melhor do que incentivar as pessoas a simplesmente transformarem suas vidas, porque enquanto o diabético não entende a necessidade de se cuidar, a vida fica difícil demais”, apontou.
O próprio diagnóstico foi problemático para o influenciador, que entendeu rápido que precisava se cuidar. “Pude entender que, com moderação e responsabilidade, os diabéticos podem e devem comer de tudo e serem felizes”, observou Drico.
Hoje, o jovem de 22 anos afirma estar em sua melhor fase. “Principalmente em relação a diabetes”, disse. Mas nem sempre foi assim. “Até a internação ano passado, minha cabeça era outra e por muitas vezes eu simplesmente ignorava minha condição, e hoje a missão nas redes é justamente impedir que as crianças e jovens cometam esse mesmo erro”.
Sucesso nas redes
Apesar de colecionar bons números nas redes sociais, Drico Alves diz que, hoje, não está mais preocupado com isso. “Tento não me apegar tanto a número, porque isso um dia já acabou com a minha saúde mental, mas fico feliz demais em alcançar tanta gente”, comentou o ator e influencer.
Só no Instagram, as visualizações de seus vídeos chegam na casa dos milhões. Entre os reels mais assistidos, estão gravações com mais de 14 milhões de visualizações. No TikTok, as visualizações passam da casa dos 10 milhões.
Drico confessa que, hoje em dia, tenta filtrar melhor o que vai para as redes e o que fica apenas na sua vida privada. “Confesso que uns tempos atrás era mais natural isso pra mim [expor sua vida nas redes], hoje tento percorrer essa linha tênue do quanto a exposição da vida pessoal é ‘ok’ na internet, então sempre que possível gosto de expor só as coisas mais pertinentes”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram