O Dow Jones chegou a perder 300 pontos na tarde desta sexta-feira (7), enquanto o Nasdaq recuou 1% em um oferecimento de Donald Trump — mais uma medida do republicano envolvendo tarifas desestabiliza Wall Street.
Os principais índices de ações da bolsa de Nova York passaram a cair depois que a Reuters informou que Trump estava planejando tarifas recíprocas sobre parceiros comerciais.
Se implementada, a medida pode significar o aumento dos níveis de tarifas em todos os níveis para taxas iguais cobradas nos EUA.
Por volta de 15h30, o Dow Jones caía 307 pontos, ou 0,7%. O S&P 500 recuava 0,7%, e o Nasdaq Composite baixava 1% — as perdas de hoje eliminam a maioria dos ganhos da semana desses índices.
O Ibovespa também acelerou as perdas. No mesmo horário, o principal índice da bolsa brasileira recuava 0,93%, aos 125.055,57 pontos.
O dólar à vista ganhou um pouco mais de tração, depois de renovar mínimas da sessão mais cedo, e subia 0,18%, cotado a R$ 5,7745.
- VEJA MAIS: Programa “Onde Investir em Fevereiro”, do Seu Dinheiro, está no ar – assista aqui às recomendações de ações, FIIs, BDRs e criptomoedas
O mercado já estava nervoso antes de Trump
Wall Street já estava nervosa antes da notícia das tarifas de Trump, na esteira de alguns dados sobre a confiança do consumidor e de empregos que apontaram para uma recuperação da inflação e elevaram o yield (rendimento) dos títulos do Tesouro norte-americano de 10 anos acima de 5%.
A confiança do consumidor norte-americano caiu em fevereiro para 67,8, de acordo com uma leitura preliminar do índice da Universidade de Michigan. Economistas ouvidos pela Dow Jones esperavam 71,3.
Mas talvez mais preocupante foi que os entrevistados da pesquisa preveem que a taxa de inflação de um ano atingirá 4,3%, marcando uma aceleração de um ponto percentual em relação ao mês anterior e o nível mais alto desde novembro de 2023.
Também divulgado nesta sexta-feira, o payroll — principal relatório do mercado de trabalho dos EUA — mostrou que a taxa de desemprego nos EUA caiu de 4,1% em dezembro para 4% em janeiro e que os salários foram maiores do que o esperado.
ONDE INVESTIR EM FEVEREIRO: Ações, criptomoedas, pagadoras de dividendos, FIIs e BDRs para este mês
Ainda tem as big techs
Para ajudar no mau humor do mercado, algumas das gigantes da tecnologia operam em queda na sessão de hoje.
As ações da Amazon recuam mais de 3% após a orientação da varejista eletrônica decepcionar os investidores. A empresa previu um crescimento de receita de 5% a 9% no primeiro trimestre — a expansão mais fraca já registrada.
Acompanhando o movimento de queda, a Alphabet — holding que controla o Google — segue em trajetória de perdas (-2,9%) após resultados um tanto decepcionantes no início da semana.
The post Dow Jones cai 300 pontos, Nasdaq recua 1% e Treasury acima de 5%: como Trump abala Wall Street hoje appeared first on Seu Dinheiro.