O influenciador Felipe Neto pegou muita gente de surpresa nesta quinta-feira (3/4) ao anunciar nas redes sociais sua suposta pré-candidatura à presidência da República. Em um vídeo publicado nos seus perfis, o famoso afirma que se afastou de assuntos políticos para poder ter uma visão “de fora” e se aprofundar nas reais necessidades do país.
O vídeo, claro, repercutiu e viralizou na internet, com muita gente questionando a decisão de Felipe Neto de entrar de vez na corrida eleitoral. Internautas mais atentos, no entanto, perceberam alguns detalhes na fala do youtuber e várias semelhanças no discurso dele com termos que aparecem no livro 1984, escrito por George Orwell e lançado originalmente em 1949.
Referências a livro
Para quem não conhece, a história fala de um futuro utópico em que um país liderado por um líder ditatorial mantém vigilância permanente sobre os cidadãos. Por meio do chamado Ministério da Verdade, o governo persegue o livre pensamento e a individualidade dos cidadãos, além de reescrever a história ao seu bel prazer.
Em meio a esse cenário, o leitor é apresentado a Winston Smith, um trabalhador do Ministério da Verdade que secretamente odeia o partido que governa o país e sonha com uma revolução. Smith também mantém um diário proibido e começa um relacionamento secreto com uma colega, Julia, com quem descobre sobre um obscuro grupo de resistência chamado Irmandade.
E o que isso tem a ver com o discurso de Felipe Neto, você, caro leitor, pode estar se perguntando. Absolutamente tudo. A coluna Fábia Oliveira separou alguns trechos da fala do youtuber que fazem referência direta ao livro de George Orwell. Confira:
“Eu precisava ter um olhar de fora porque, como em toda a minha carreira, eu baseio minhas opiniões no domínio da informação e no meu enorme anseio de ser um guardião da verdade (…) e é por isso que após esse período de reflexão e estudos, documentados no meu diário”.
- Domínio da informação e guardião da verdade são termos que fazem referência direta à forma de governo do partido em 1984. A citação ao “diário” é uma citação óbvia ao diário do próprio Winston.
“Todas as plataformas têm acesso aos nossos gostos, aos nossos interesses, as nossas ideologias, não há escapatória”.
- Essa é outra referência de Felipe Neto ao modo de governo do partido na publicação de Orwell, em que a população é sumariamente controlada pelo partido.
“Estou lançando uma nova rede social: a Nova Fala, que é uma espécie de laboratório, onde cada cidadão interage com os conteúdos e cede voluntariamente informações (…) Essa rede, seria algo como um ministério, não vou definir qual, talvez o da verdade”
- O trecho também faz referências claras a 1984. Novafala, ou novilíngua, é o idioma usado pelo governo hiperautoritário no livro. Ao dizer que a nova rede social pode servir como um “ministério”, ele está se referindo ao Ministério da Verdade existente na história.
“É isso que eu quero ser para a nação: um pai tão generoso quanto vigilante, ou, se eu for jovem demais, eu quero ser como um irmão mais velho”.
- O ditador que comanda a sociedade em 1984 é chamado de Grande Irmão, já que tem controle absoluto sobre tudo e todos (essa também é a inspiração por traz do programa Big Brother).
Felipe Neto causa alvoroço ao se lançar candidato a presidente e anunciar nova rede social. Os bozoloides não entendem as referências e tão tudo caindo.
pic.twitter.com/kboeiHlvIY
— GugaNoblat (@GugaNoblat) April 3, 2025