Donald Trump tomou posse em seu novo mandato como presidente dos Estados Unidos no último dia 20 de janeiro. De lá para cá, já se foram 115 dias.
Mas o mundo voltou seus olhos, em especial, para os 100 primeiros dias do retorno republicano à Casa Branca. Dias estes que já deixaram sua marca definitiva para a posteridade.
- LEIA MAIS: Lembre aqui como foi o início do novo mandato de Trump nos EUA
Por que voltar os olhos para os 100 primeiros dias de Trump na Casa Branca
Os 100 primeiros dias de um governo são considerados um marco simbólico, especialmente nos EUA, no qual o presidente “mostra ao que veio”. É um momento de alta visibilidade, no qual a população e a mídia estão especialmente atentas.
O precursor da tradição foi Franklin D. Roosevelt, em 1933. Durante os primeiros 100 dias de seu mandato, FDR implementou um “tratamento de choque” com diversas políticas para combater a Grande Depressão nos EUA.
Desde então, esse período passou a ser visto como um teste inicial da eficácia de um governo – e Trump levou isso bastante a sério na sua vez.
Colocando os dois pés na porta, seus 100 primeiros dias de segundo mandato ficaram marcados por fatores como:
- A instauração de uma guerra comercial entre os EUA e a China;
- Aplicação de tarifas recíprocas sobre diversos outros parceiros comerciais;
- Queda generalizada do dólar;
- Pânico nos ativos de risco globais;
- Anúncio de investimentos multibilionários em inteligência artificial; e
- Uma série de falas polêmicas.
Já ultrapassamos a marca simbólica dos 100 dias de governo, mas as decisões tomadas nessa fase criaram altas expectativas para o que acontecerá nos próximos anos.
E o mais importante: podem ser de grande impacto não só no âmbito geopolítico, mas também em seus patrimônio como investidor pessoa física, visto que são capazes de chacoalhar economias e ativos de renda fixa e variável ao redor do mundo.
- VEJA TAMBÉM: O que é preciso lembrar sobre o início do governo Trump? Confira aqui
‘Diário dos 100 dias’: E-book gratuito traz principais destaques do início do governo Trump
Pensando em manter investidores bem informados, os jornalistas Ricardo Gozzi e Carolina Gama, do Seu Dinheiro, fizeram uma cobertura diária de todos os principais acontecimentos dos 100 primeiros dias de governo Trump.
Agora, os melhores momentos desta cobertura estão disponíveis em um e-book exclusivo: o “Diário dos 100 dias”.
Clicando aqui ou no botão abaixo, você pode receber o e-book gratuitamente e entender o que está por trás das principais decisões do presidente – e como elas podem influenciar seus investimentos.
Basta clicar no botão e seguir as instruções na tela:
The post Diário dos 100 dias: veja análise do início do mandato de Trump e o que esperar dos próximos passos appeared first on Seu Dinheiro.