O fato de o Distrito Federal ter registrado cinco acidentes graves envolvendo choque elétrico nos últimos 10 dias chama a atenção da população. A alta frequência dos incidentes, no entanto, não é de agora.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), em 2024, a corporação registrou 179 acionamentos para atender possíveis vítimas de choque elétrico.
Duas mortes em dois dias
De 14 a 24 de março, o DF registrou cinco choques elétricos que geraram repercussão. Duas pessoas morreram e uma está internada em estado grave.
Relembre os casos:
- O primeiro acidente foi registrado em 14 de março, quando uma mulher de 56 anos esbarrou em um cabo e levou uma descarga elétrica enquanto caminhava por uma rua em Taguatinga. O cabo seria da empresa Neoenergia, empresa responsável pela distribuição de energia no DF.
- No dia 20, Adrian David Feitoza Coelho, de 10 anos, morreu após encostar em um veículo energizado por um fio de alta tensão. A tragédia aconteceu na Estância 4, Módulo 6, em Planaltina.
- No último sábado (22/3), um técnico de som, de 32 anos, identificado como Renato Pena do Carmo, morreu após levar um choque enquanto trabalhava na montagem de som para a Festa do Preto, que aconteceria naquele dia, à noite, no Estádio Nacional Mané Garrincha. O evento foi adiado em respeito à vítima.
- No domingo (23/3), Cleonilson Borges Pimentel, 56 anos, sofreu descarga elétrica ao passar próximo a um poste de iluminação pública, em um beco na Quadra 6 do Cruzeiro Velho. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e transportou o homem com vida ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran). O estado dele é grave.
- Nessa segunda-feira (24/3), um jovem de 29 anos sofreu choque elétrico no Sol Nascente, por volta das 16h20. Ele caiu de uma altura de cerca de 2,5 metros e teve edema na testa, corte na boca e possível fratura no fêmur direito. Foi estabilizado e levado ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC).
O caso de Adrian, garoto morto aos 10 anos em Planaltina, aconteceu após um arrebentado da Neoenergia encostar no carro onde ele estava com a mãe. Ele e a mulher saíram do veículo, mas Adrian acabou encostando em outro automóvel e sofrendo a descarga elétrica.
“A tensão elétrica arrebentou a bateria do meu carro, e ele parou de funcionar. Minha esposa não parou [de dirigir], como disseram”, ressaltou Derek ao falar sobre o caso.
Assista ao relato do pai:
Já no caso do técnico de som Renato Pena do Carmo, 32 anos, morto no sábado (22/3), o acidente aconteceu durante instalação de uma aparelhagem de som na Arena BRB Mané Garrincha, onde aconteceria a Festa do Preto.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e tentou reanimar a vítima por uma hora, mas não foi possível reverter o óbito.
Em nota, a Arena 360 lamentou o acidente fatal com prestador de serviços que trabalhava na montagem do evento que acontece no estádio, que foi alugado. “A Arena 360 manifesta seus sentimentos à família, amigos e colegas de trabalho neste momento de pesar”. A festa foi cancelada, e a produção prometeu entrar em contato com quem comprou ingressos.
Dicas
Segundo o CBMDF, ocorrências de natureza de choque elétrico são “atendidas de forma pontual”. Assim como queimaduras, intoxicações, quedas e afogamentos, fazem parte do rol de principais acidentes domésticos.
O Corpo de Bombeiros alerta que grande parte dos choques elétricos “podem ser evitados com prevenções e minimizando diversos facilitadores”. A corporação dá dicas de como evitar:
- Fazer uma manutenção periódica da rede elétrica da residência contratando sempre um profissional qualificado;
- Ter cuidado com fios desencapados ou emendados;
- Utilizar sempre as proteções de tomadas para evitar acidentes com crianças;
- Evitar ligar vários aparelhos em adaptadores de tomada (benjamins )ou extensões para não sobrecarregar a rede elétrica da edificação;
- Desligar a chave de energia da residência quando precisar realizar reparos elétricos;
- Dar preferência para o aterramento dos aparelhos.
“Esses são alguns principais cuidados para evitar acidentes como esses ocorridos nos últimos dias”, encerra.
MP pede informações
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) encaminhou, nessa terça-feira (25/3), ofícios para a Neoenergia Distribuição Brasília e para a CEB Iluminação Pública (CEB Ipes) requisitando informações sobre choques elétricos e medidas de prevenção sobre os acidentes.
Organizada pela Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC/MPDFT), a medida vem na esteira dos acidentes com mortes nos últimos dias. A Arena BRB e o Corpo de Bombeiros do DF também foram oficiadas e, assim como os outros órgãos, têm cinco dias para apresentar ao MP as informações solicitadas.
O procurador distrital dos direitos do cidadão Eduardo Sabo destacou que, diante desses eventos, torna-se fundamental garantir transparência na manutenção da rede elétrica e na adoção de medidas preventivas, a fim de resguardar a integridade física da população. “O MPDFT, por meio da PDDC, tem o dever de atuar sempre que houver ameaça a direitos fundamentais, especialmente no que se refere à proteção da vida e da segurança coletiva”, pontuou.