No Distrito Federal, homens se envolvem 8 vezes mais em acidentes de trânsito que mulheres. De acordo com dados do Departamento de Trânsito (Detran-DF), de janeiro a outubro de 2024, pelo menos 240 homens estavam dirigindo veículos que se envolveram nos sinistros. Já as mulheres, se envolveram em 30.
Os dados de 2023 mostram que a tendência é que os homens estejam mais envolvidos em acidentes. No ano passado, 317 pessoas do sexo masculinos estavam na direção quando houve um acidente. O número entre as mulheres cai para 31.
Mais de 1 milhão de homens possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na capital federal; mulheres somam 735.961 habilitadas.
Segundo o Metrópoles mostrou no ano passado, manobras indevidas e interceptação — a famosa “fechada” — estão entre as principais causas responsáveis pelos acidentes de trânsito na capital.
O relatório aponta também que a falta de reação dos condutores, o excesso de velocidade, a reação tardia dos motoristas, a perda de controle e a condução na contramão estão entre as motivações para os acidentes.
“Fechada” é uma das principais causas de acidentes de trânsito no DF
As vias e regiões que mais registraram acidentes foram a DF-001, a área central de Brasília e as cidades de Ceilândia e Taguatinga.