O ano de 2025 chegou, e com ele, a oportunidade de estabelecer metas para uma vida mais saudável. Incluir a prática de atividade física na rotina é uma das melhores maneiras de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar. Para não desistir do plano, a solução é adotar estratégias coerentes e personalizadas.
O docente de educação física do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Tácio Santos, listou 10 dicas para começar 2025 da melhor maneira e manter a constância nos novos hábitos.
Veja abaixo:
1. Realize avaliações físicas preliminares
Antes de iniciar qualquer programa de exercícios, é essencial passar por avaliações físicas. Medir a composição corporal, a força muscular e a flexibilidade ajudam a prescrever atividades seguras e eficientes. “Para avaliar a capacidade cardiorrespiratória, feita em esteiras, bicicletas ergométricas ou outras áreas adequadas para atividade física, é vital para determinar o nível inicial de aptidão física e prescrever exercícios aeróbicos”, orienta.
2. Considere sua idade e histórico de saúde
Histórico médico e idade determinam exames específicos, como hemogramas e monitoramento cardiovascular. Crianças em crescimento e pessoas com condições como hipertensão ou diabetes necessitam de atenção especial.
Continue a leitura no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.