A partir desta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, a fiscalização do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital (CRLV-e) 2024 terá início para veículos com placas finais 9 e 0. O prazo para a renovação do documento desses veículos termina nesta terça-feira (31/12).
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) começou a exigir o CRLV-e 2024 em outubro para veículos com placas finais 1 e 2. Em novembro, a obrigatoriedade se estendeu às placas terminadas em 3, 4 e 5. Desde 1º de dezembro, a medida também vale para os veículos com placas finais 6, 7 e 8.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo sem licenciamento é infração gravíssima. A penalidade inclui multa de R$ 293,47, recolhimento do veículo e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Até novembro de 2024, os órgãos de trânsito do DF registraram 63.682 infrações relacionadas à falta de licenciamento.
Para emitir o CRLV-e 2024, o proprietário deve quitar o IPVA, a taxa de licenciamento e eventuais multas. Após a regularização, o documento pode ser emitido pelo portal do Detran-DF, pelo aplicativo Detran-DF Digital ou pela Carteira Digital de Trânsito (CDT). Desde 2021, o licenciamento é exclusivamente digital, mas pode ser impresso em papel A4 branco comum.