Foi atualizado para 16 o número de pessoas que estão desaparecidas após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, sobre o Rio Tocantins, na divisa entre o Maranhão e o Tocantins, na tarde desse domingo (22/12).
A Polícia Militar divulgou uma lista com os nomes dos desaparecidos. Há a informação preliminar de dois mortos, mas só está confirmada, até o momento, a morte de Lorena Rodrigues Ribeiro, de 25 anos, e o resgate de um homem de 36 anos, Jairo Silva Rodrigues, com a perna quebrada.
Veja a lista da PM:
- Andreia Maria de Sousa
- Beroaldo dos Santos
- Anisio Padilha Soares (43 anos)
- Silvana dos Santos Rocha Soares (53 anos)
- Lorrane Cidronio de Jesus (11 anos)
- Kecio Francisco Santos Lopes
- Alessandra do Socorro Ribeiro (50 anos)
- Salmon Alves Santos (65 anos)
- Felipe Giuvannuci Ribeiro (10 anos)
- Cássia de Sousa Tavares (34 anos)
- Cecília Tavares Rodrigues (3 anos)
- Marçon Gley Ferreira
- Osmarina da Silva Carvalho (48 anos)
- Gessimar Ferreira (38 anos)
- Ailson Gomes Carneiro (57 anos)
- Elisangela Santos das Chagas (50 anos)
As buscas pelos desaparecidos chegaram a ser interrompidas por conta do derramamento no rio de ácido sulfúrico de um dos caminhões, mas foram retomadas.
Pelo menos dez veículos caíram no Rio Tocantins, sendo quatro caminhões, três carros e três motocicletas. Dois dos caminhões estavam carregados com ácido sulfúrico.
Reconstrução
Nessa segunda, o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que o governo federal vai destinar entre R$ 100 milhões e R$ 150 milhões para a reconstrução da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira.
O titular da pasta visitou o local do acidente ao lado dos governadores Carlos Brandão, do Maranhão, e Wanderley Barbosa, de Tocantins, além do diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabrício Galvão. Renan Filho também informou que haverá um decreto emergencial para acelerar a reconstrução da estrutura.
O alerta
Um dia antes do desabamento da ponte, um morador gravou um vídeo alertando sobre as condições precárias da estrutura. No vídeo, publicado no sábado (21/12) na internet, o homem denunciou o perigo para quem transitava pela ponte, mostrando rachaduras, buracos e o fluxo constante de caminhões.
“Já pensou se essa ponte cai? Já pensou o estrago que faz para os dois municípios? Se chegar a dar um desastre aqui, vão dizer que ninguém avisou. Mas estamos aqui avisando”, alertou.