Um Projeto de Lei (PL) apresentado na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) quer mudar o nome do Complexo Viário Saída Leste – viaduto entre o Itapoã e o Paranoá, para Complexo Viário João do Violão.
De autoria da deputada distrital Paula Belmonte, o texto da proposta diz que a iniciativa é “homenagem a uma personalidade de grande relevância para a comunidade local”.
“João do Violão foi um cidadão exemplar, reconhecido não apenas pelo seu talento musical, mas também pelo seu compromisso com a cultura e pelo impacto positivo que exerceu sobre a população do Itapoã e Paranoá. Sua trajetória é marcada pelo engajamento em causas sociais e pela valorização da música como ferramenta de transformação e inclusão social”, diz a redação do PL.
“A mudança do nome do complexo viário representa o reconhecimento do legado deixado por João do Violão, garantindo que sua memória permaneça viva no cotidiano da cidade. Além disso, reforça a identidade cultural da região, valorizando figuras que contribuíram significativamente para o desenvolvimento humano e social da comunidade”, disse a distrital.
João também foi uma das primeiras vozes da rádio comunitária Paranoá FM, que ficou no ar entre os anos de 2001 a 2018 com o programa “Amanhecer”.
Complexo Viário
O viaduto entre o Itapoã e Paranoá foi inaugurado em 20 de abril de 2024. Considerado a maior obra do Complexo Viário Saída Leste, a construção conecta a DF-250 à DF-015, interligando as duas regiões administrativas e beneficia aproximadamente 60 mil motoristas que trafegam pelo local todos os dias.
Foram investidos mais de R$ 95 milhões em todo o complexo. O viaduto conta com uma estrutura em dois níveis: o inferior, com acesso entre Sobradinho e a Barragem do Paranoá; e o superior, entre a região de condomínios e o Lago Norte. Há também três faixas de rolamento em cada sentido e nove alças de acesso ajudam a tornar o trânsito mais fluido