O futuro é cada vez mais tecnológico esse fator é responsável pela alta demanda no mercado de trabalho por profissionais de nível técnico e tecnólogo.
- O curso superior em tecnologia em secretariado executivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Distrito Federal (Senac-DF) forma tecnólogos com visão estratégica para atuar no mercado de trabalho.
- O tecnólogo em secretariado é um profissional qualificado para assessorar a área administrativa das empresas
- Esse profissional tem que ter conhecimentos nas áreas de redação empresarial e oficial em língua portuguesa e inglesa, gestão secretarial e gestão de pessoas.
O diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, afirma que a oferta dessa graduação veio de uma leitura do mercado de trabalho, que aponta uma profissão em ascensão.
“Por meio da leitura do mercado de trabalho e baseado na pesquisa da Confederação Nacional do Comércio que apontou as profissões que tem tido um aumento salarial mais efetivo, esse mercado de secretariado, seja no nível técnico ou no superior, se destacou. Nós estamos lançando um novo curso porque há uma necessidade de mão de obra nesse sentido e as empresas estão disputando profissionais qualificados nesse mercado.”
Vantagens dos cursos tecnólogos
Alta taxa de empregabilidade
Uma pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) aponta que a taxa dos tecnólogos formados e empregados é maior que 90% e o formado possui grande chances de conseguir essa colocação na própria área de formação.
Tempo de duração mais curto
A agilidade de formação é um ponto muito atrativo nesses cursos, enquanto uma graduação pode durar de 4 a 6 anos, os cursos tecnólogos têm uma duração de até 3 anos. Isso é uma grande vantagem tanto para quem tem urgência de encontrar um emprego, quanto para o mercado de trabalho que tem cada vez mais demandas.
Baixo investimento e retorno mais rápido
O investimento é bem mais baixo que o de uma graduação comum, e o retorno é mais rápido por existir uma demanda alta do mercado de trabalho.
Contam como curso superior
Essa é uma dúvida comum, mas pode se tranquilizar: os cursos tecnólogos contam como uma graduação, e os diplomas são aceitos em concursos públicos e pós-graduações.