Aliados de Arthur Lira (PP-AL) veem a relatoria do projeto de reforma do Imposto de Renda (IR) como um “trunfo” nas mãos do ex-presidente da Câmara para as eleições de 2026, quando ele almeja ser candidato ao Senado.
Esses aliados lembram que Lira será o relator do projeto que é “prioridade número 1” do governo Lula. Com isso, poderá usar a proposta como moeda de troca para negociar o apoio do petista a sua candidatura a senador.
A situação de Lira em Alagoas para disputar o Senado hoje não é tão confortável. De um lado, ele terá de enfrentar Renan Calheiros (MDB), adversário histórico de sua família no estado e que já conta com o apoio de Lula.
Do outro, Lira poderá ter de enfrentar um nome indicado pelo prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC. O prefeito não descarta indicar sua mãe, a atual senadora Eudócia Caldas (PL), como candidata à reeleição.
JHC, por sua vez, sonha com o governo alagoano. O prefeito, contudo, pode acabar disputando o Senado, caso o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), decida disputar o governo e se torne o favorito na disputa.