Dizem que uma conversa pode mudar as coisas e foi o que aconteceu com o petróleo nesta quarta-feira (12). A commodity já vinha operando no vermelho hoje, colocando fim a três dias de ganhos, quando o presidente dos EUA, Donald Trump, resolveu ligar para o russo Vladimir Putin.
O resultado da conversa foi a aceleração das perdas dos futuros de petróleo — com o Brent, usado como referência global, e o WTI, a referência do mercado norte-americano, despencando mais de 2%.
O que Trump e o Putin falaram? Sobre o fim da guerra entre a Rússia e a Ucrânia que, nas palavras do chefe da Casa Branca, está cada vez mais perto. O Seu Dinheiro contou sobre o vazamento dos planos de Trump para acabar com o conflito e você pode conferir tudo aqui.
Por volta de 15h, os futuros do Brent, usado como referência pela Petrobras (PETR4), caíam 2,24%, cotada a US$ 71,70, enquanto os futuros do WTI recuavam 2,03%, cotados a US$ 75,44.
VEJA MAIS: Brasil está na mira do tarifaço de Trump – confira os impactos dessa mudança nos seus investimentos
Trump combinou com os russos…
Quem contou o resultado da conversa foi o próprio presidente dos EUA norte-americano.
Trump afirmou que as negociações sobre um acordo de paz na Ucrânia começarão imediatamente, após ligação “longa e produtiva” com Putin.
Segundo o republicano, ambos “concordaram e querem parar as milhares de mortes” que ocorreram desde que a guerra teve início, em fevereiro de 2022.
COMO o MERCADO reagiu a MEDIDAS de TRUMP e DEEPSEEK: e O QUE FAZER com AÇÕES INTERNACIONAIS AGORA
… mas e com os ucranianos?
O próximo passo agora será uma ligação de Trump para o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para informá-lo sobre as conclusões da conversa entre EUA e Rússia.
“Pedi ao secretário de Estado, Marco Rubio; ao diretor da CIA, John Ratcliffe; ao conselheiro de Segurança Nacional, Michael Waltz; e ao embaixador e enviado especial, Steve Witkoff, para liderar as negociações que, acredito firmemente, serão bem-sucedidas”, escreveu Trump em sua rede social Truth Social.
O presidente norte-americano disse que trabalhará em proximidade com Putin e o governo da Rússia, incluindo trocando visitas entre ambas as nações.
- Vale lembrar, no entanto, que desde o início da guerra, em fevereiro de 2022, o presidente russo teve viagens internacionais limitadas por mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), sob acusação de crimes de guerra.
Além da Ucrânia, Trump afirmou ter conversado com Putin sobre diversos outros assuntos, incluindo o Oriente Médio, inteligência artificial, energia e o poder do dólar.
- É importante lembrar também que Trump já ameaçou o Brics, grupo formado por países emergentes do qual Rússia e Brasil fazem parte, com tarifas caso o bloco opte por realizar trocas comerciais em outras moedas que não o dólar. A Rússia tem priorizado outras divisas em meio às sanções pesadas dos EUA e outros aliados pela guerra na Ucrânia.
Trump agradeceu pela ligação diplomática e pela libertação do professor norte-americano Marc Forgel. “Esse esforço levará para uma conclusão de sucesso, espero que em breve!”, disse Trump.
- VEJA MAIS: Analista aponta 4 motivos para apostar na alta do Ibovespa em fevereiro e 10 ações mais promissoras para investir; confira
Petróleo já caía antes de Trump falar com Putin
Antes de Trump ligar para Putin, os preços do petróleo operavam com cerca de 1% de queda.
A fonte de pressão eram duas até então: o aumento dos estoques da commodity nos EUA e comentários do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, que sinalizaram um ritmo mais lento de corte de juros neste ano.
No segundo dia de depoimentos ao Congresso dos EUA, Powell disse que a economia está em um bom lugar e que o banco central norte-americano não está com pressa para cortar mais as taxas, embora esteja preparado para fazê-lo se a inflação desacelerar ou o mercado de trabalho enfraquecer. Confira os detalhes das declarações de Powell aqui.
The post Combinou com os russos: petróleo cai mais de 2% após conversa de Trump com Putin appeared first on Seu Dinheiro.