O Mercado Pago anunciou nesta segunda-feira (26) que zerou o spread cambial nas compras internacionais no cartão de crédito da empresa, após o aumento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 1,10% para 3,50%.
O spread cambial nada mais é do que a diferença entre a cotação à vista da moeda estrangeira e o valor efetivamente cobrado pelas instituições financeiras na conversão em operações internacionais.
Com isso, o usuário do Mercado Pago passa a pagar apenas a cotação à vista da moeda e o IOF, sem custos adicionais do banco digital. A iniciativa utilizará a taxa diária definida pelo braço financeiro do Mercado Livre.
- SAIBA MAIS: Onde investir para buscar ‘combo’ de dividendos + valorização? Estes 11 ativos (ações, FIIs e FI-Infras) podem gerar renda passiva atrativa
Em nota, o banco digital do Mercado Livre (MELI34) afirmou que a decisão tem como objetivo garantir mais economia aos clientes diante do aumento do imposto.
Como a mudança no IOF vai afetar as suas viagens para fora do Brasil
O aumento do IOF afetará diretamente todos os custos que os turistas brasileiros têm fora do país, já que incide sobre todas as operações de câmbio — seja em dinheiro em espécie, cartão de crédito ou até mesmo contas em moedas estrangeiras.
Por esse motivo, a mudança anunciada pela Receita Federal vai impactar significativamente o planejamento — e, sobretudo, o orçamento — dos viajantes.
- E MAIS: Classe de FIIs negociada ‘com desconto’ pode pagar dividendos de até 14% ao ano; confira
O IOF para as operações de câmbio terá alíquota única de 3,50%, válida para a maioria dos casos, um patamar mais elevado do que o que vinha sendo praticado até então.
Na prática, isso significa que comprar dólar, euro e outras moedas estrangeiras vai ficar mais caro. Para entender mais sobre como isso pode impactar nas suas viagens, leia nossa reportagem completa neste link.
The post Com aumento do IOF, Mercado Pago zera spread cambial para compras com cartão de crédito no exterior appeared first on Seu Dinheiro.