São Paulo — Colégios agostinianos de São Paulo estão em clima de festa pela eleição do novo papa, divulgada na tarde dessa quinta-feira (8/5). Robert Prevost, de 69 anos, o papa Leão XIV, pertence à Ordem de Santo Agostinho e já visitou colégios paulistas antes de ser eleito líder supremo da igreja católica.
Nas redes sociais, a Sociedade Agostiniana de Educação e Assistência (SAEA), que administra os colégios Agostiniano São José, Agostiniano, Agostiniano Mendel e Liceu Vivere, comemorou a escolha. “O cardeal americano Robert Francis Prevost, agora papa Leão XIV, torna-se o primeiro papa agostiniano da história e o segundo pontífice vindo das Américas. Uma escolha que enche nossos corações de esperança e fé”.
Em entrevista ao Metrópoles, Vagner da Silva, coordenador pedagógico do Colégio Agostiniano Mendel, afirmou que a notícia foi recebida pela comunidade com muita alegria e entusiasmo. “Aqui no colégio nós temos um vínculo muito grande, pois recebemos o novo papa no ano de 2013, durante o encontro de jovens agostinianos preparatório para o encontro da Juventude. O carisma dele e a empatia já eram muito significativos e foi algo muito marcante para os jovens e colaboradores presentes na ocasião”.
Na visita citada pelo coordenador, Robert esteve nos colégios administrados pelo SAEA — Agostiniano Mendel e Agostiniano São José. As instituições, localizadas na zona leste da capital, receberam o cardeal durante a Jornada Mundial da Juventude, em um evento da Semana Missionária, que juntou cerca de 600 jovens de todo o mundo, segundo o órgão.
Quem é o novo papa
- Robert Francis Prevost nasceu no dia 14 de dezembro de 1955, em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos (EUA). Ele é o primeiro estadunidense eleito papa na história do Vaticano.
- Ele é filho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e de Mildred Martínez, de ascendência espanhola.
- Em 1977, Prevost ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho em Saint Louis. Estudou na União Teológica Católica de Chicago, recebendo um diploma em teologia.
- Aos 27 anos Prevost foi enviado pela Ordem a Roma para estudar Direito Canônico na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino. Recebeu a ordenação sacerdotal em 1982.
- Prevost, em 1985, foi enviado para a missão agostiniana em Chulucanas, Piura, Peru. Ele também ingressou na missão de Trujillo, no Peru.
- Em 2014, o papa Francisco o nomeou administrador apostólico da diocese peruana de Chiclayo. Já em 2023, o pontífice o proclamou prefeito do Dicastério para os Bispos, tornando-se Arcebispo-Bispo Emérito de Chiclayo.
- Durante o tempo em que foi arcebispo, a gestão de Prevost foi acusado de encobrir casos de abuso sexual dentro da igreja. A Diocese de Chiclayo, no entanto, negou veementemente que o cardeal tenha acobertado.
O novo pontífice também celebrou uma missa na Paróquia São Carlos Borromeu do Belém em 2012 e esteve em Guarulhos, na Grande São Paulo.
“As famílias da comunidade agostiniana, nossos alunos, estamos todos em comemoração pela escolha do papa Leão XIV. Estamos verdadeiramente felizes e animados para o próximo pontificado”, declara Vagner da Silva.