São Paulo — A Polícia Civil prendeu na quinta-feira (27/3) cinco homens, com idades entre 24 e 44 anos, responsáveis por um laboratório de refino e preparo de drogas que abastecia pontos de tráfico em São Paulo. Foi apreendida mais de 1,4 tonelada de cocaína em Salesópolis, na região metropolitana da capital paulista.
Os agentes do 24º Distrito Policial, na Ponte Rasa, cumpriram dois mandados de busca e apreensão em Salesópolis. No primeiro endereço, os agentes encontraram um laboratório de refinaria com a 1,4 tonelada de cocaína em tijolos — um dos tipos deles estampados com o banner de “O Poderoso Chefão”, filme policial de 1972 —, baldes e tambores. Também foram encontrados apetrechos para embalar os entorpecentes, maquinários e diversos insumos para a fabricação da droga.
Das seis pessoas que estavam no local, três foram detidas e outras três fugiram. Um dos presos reagiu e atirou contra os investigadores, que reagiram. O criminoso sofreu ferimentos leves e foi socorrido ao Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, onde está em observação. Um policial civil também teve lesões leves.
No segundo endereço, também foram encontrados diversos insumos para a produção e manuseio de cocaína. O caseiro do imóvel foi preso em flagrante.
No fim da quinta, policiais civis receberam informações de que um dos autores estaria em fuga pela Rodovia Mogi-Salesópolis. O suspeito foi identificado e capturado, totalizando cinco presos.
O caso foi registrado como tráfico de drogas, associação para o tráfico, lesão corporal, resistência, legitima defesa e cumprimento de mandado de busca e apreensão na Delegacia de Salesópolis.