Desta sexta-feira (6/12) até a próxima terça-feira (10/12), o sul do Brasil estará em alerta para a passagem de uma frente fria. O fenômeno deve provocar temporais com chuvas volumosas e ventanias.
A situação mais preocupante é a do Rio Grande do Sul. Todo o estado está em alerta vermelho na previsão da Climatempo. A cor significa que podem ocorrer temporais com chuva de moderada a forte, raios e ventania com velocidade acima na casa dos 80 quilômetros por hora, podendo ser mais intensa em pontos isolados.
Algumas porções de Santa Catarina e do Paraná, sobretudo na divisa entre os dois estados, poderão acumular até 300 milímetros (mm) de chuva de sexta a terça. A média de precipitação em Florianópolis, por exemplo, para todo o mês de dezembro é de 74 mm.
A previsão de expressivos acumulados de chuva eleva o grau de alerta para a possível ocorrência de alagamentos. Por este motivo, a Defesa Civil orienta que locais baixos sejam evitados por questões de segurança.
Além de alagamentos, podem ocorrer quedas de galhos e árvores, danos à rede elétrica e deslizamentos de terra em áreas vulneráveis.
Com base nas previsões meteorológicas, o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alerta para o risco de alagamentos.
Nos últimos dias, o Rio Grando do Sul foi afetado por fenômenos decorrentes de outras frentes frias. Fortes temporais deixaram 30 pessoas feridas em Arroio do Tigre e uma morte em Canoas.