Nem o site do Tesouro Direto deu conta do “boom” de interesse por títulos de renda fixa. Com as incertezas da economia, projeções desanimadoras para a inflação e a disparada dos juros futuros, os brasileiros têm corrido para ativos mais seguros em busca de refúgio.
A oscilação das taxas dos títulos públicos está tão expressiva que houve “circuit breaker” no Tesouro Direto durante cinco dias seguidos.
A negociação dos investimentos prefixados e atrelados ao IPCA foi suspensa momentaneamente durante esta semana para conter a disparada brusca das taxas.
Pela primeira vez na história, o Tesouro Prefixado com vencimento em 2027 chegou a superar a taxa de 16%.
Nos indexados à inflação também houve um recorde histórico. Todos os 31 títulos IPCA+ foram negociados com taxa real acima de 7%. Em alguns prazos, o retorno oferecido chegou a IPCA + 8%.
Essas taxas são um reflexo das turbulências econômicas que assustam os investidores. Mas se de um lado esse patamar de retorno é um sinal de alerta para o desempenho do país, de outro, é uma oportunidade para capturar lucros.
LEIA MAIS: É possível buscar ganhos ainda maiores que os do Tesouro Direto em meio à disparada das taxas; veja como.
Proteção da inflação e taxas ‘raras’: por que é hora de investir em títulos IPCA+?
Não é de hoje que boa parte do mercado está de olho em títulos indexados à inflação. O ano de 2024 iniciou com as taxas do Tesouro Direto por volta de IPCA + 5% e esse prêmio só foi aumentando ao longo dos meses.
Em julho, quando a taxa real rondava 6%, o patamar de remuneração chegou a ser definido no mercado como “juros insanos”:
E aparentemente a “festa” das taxas reais altas estava longe de acabar. Afinal, com os ânimos dos investidores cada vez mais tensos sobre a economia brasileira, é possível capturar retornos acima de IPCA +7% em títulos públicos.
Não é à toa que boa parte do mercado defende que agora é a hora de ter ativos indexados à inflação na carteira:
Mas a verdade é que, embora os títulos do Tesouro Direto estejam em um patamar inegavelmente atrativo, é possível “travar” lucros acima da inflação ainda maiores do que com o Tesouro IPCA+.
Com uma “pitada” adicional de risco em relação aos títulos públicos, é possível encontrar outros ativos de renda fixa que se destacam com:
- Retorno de até IPCA + 9,54%; e
- Isenção de Imposto de Renda.
Portanto, são investimentos que, além de protegerem da inflação, também oferecem um lucro real bem acima da média – ainda mais por não precisarem direcionar parte dos ganhos para o Leão do IR.
CONHEÇA UMA SELEÇÃO TÍTULOS ISENTOS DE IR COM RETORNO DE ATÉ IPCA + 9,54%
Retorno acima do Tesouro Direto e sem ‘mordida’ do Leão – quais são esses ativos?
Vale ressaltar que esses títulos não substituem o Tesouro Direto na carteira. Afinal, estamos falando de níveis de riscos diferentes. Enquanto o Tesouro funciona como um empréstimo para a União, esses outros ativos de renda fixa financiam projetos de empresas privadas.
Mas como dito anteriormente, esses investimentos superam – e muito – a remuneração encontrada nos títulos públicos, além de oferecerem o benefício fiscal.
Esses títulos fazem parte de uma seleção da equipe de análise do BTG Pactual. Todos os meses, os analistas do banco fazem uma curadoria no mercado para encontrar os “top picks” da renda fixa isenta de Imposto de Renda.
São ativos de emissores de boa qualidade, relação risco-retorno atrativa e que podem ajudar o investidor a capturar ganhos expressivos em meio ao cenário atual:
Na seleção de dezembro, há 8 ativos escolhidos a dedo, todos com isenção de Imposto de Renda e retorno que chega até IPCA + 9,54% (veja cada um dos ativos aqui).
CONHEÇA 8 TÍTULOS DE RENDA FIXA PARA BUSCAR GANHOS DE ATÉ 9,54% ACIMA DA INFLAÇÃO
Gratuito: acesse a lista de top picks de renda fixa isenta de IR recomendada pelo BTG
Como dito anteriormente, essa lista é disponibilizada mensalmente pela equipe de análise do BTG Pactual.
A boa notícia é que nem um centavo precisa ser gasto para conhecer a seleção de 8 títulos do mês e a tese completa por trás de cada uma das recomendações.
Os analistas liberaram o portfólio completo como uma cortesia para todos os leitores desta matéria. Portanto, qualquer investidor interessado em proteger o patrimônio e capturar ganhos “gordos” pode acessar o material.
O processo é muito simples. Basta clicar neste link ou no botão abaixo e seguir as instruções. Leva menos de 5 minutos e pode te ajudar a selecionar os títulos de renda fixa mais promissores do mercado:
GRATUITO: 8 TÍTULOS DE RENDA FIXA ISENTOS DE IMPOSTO DE RENDA COM TAXA DE ATÉ IPCA + 9,54%
DISCLAIMER: Este material não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).
The post ‘Circuit breaker’ no Tesouro Direto: enquanto taxas encostam em IPCA +8%, BTG Pactual recomenda títulos que pagam até 9,5% acima da inflação appeared first on Seu Dinheiro.