O turismo brasileiro deve movimentar R$ 12,03 bilhões em receitas decorrentes do Carnaval em 2025. A projeção é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), segundo a qual o período das festas deste ano deve fechar em aumento real de 2,1% em relação ao mesmo período do ano passado, já descontada a inflação.
“Se confirmada a projeção, este será o melhor Carnaval desde 2015”, informou a CNC em nota, confirmando a tendência de um setor de turismo aquecido em 2025. “Este crescimento está diretamente relacionado ao avanço no número de turistas estrangeiros, impulsionado pelo câmbio e pela diversidade de atrativos culturais do Brasil.”
A expectativa é de que a maior parte do total movimentado pelo turismo (83% do total) se concentre entre os segmentos de bares e restaurantes (R$ 5,4 bilhões), serviços de transporte de passageiros (R$ 3,31 bilhões) e de hospedagem (R$ 1,28 bilhão).
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Segundo Fabio Bentes, economista responsável pelo estudo da CNC, “a concentração de receitas em setores como alimentação, transporte e hospedagem mostra como o Carnaval movimenta diretamente a economia local e favorece o fortalecimento do setor de serviços”.
Bentes ainda acredita que a desvalorização do real frente ao dólar “tem colocado o Brasil no radar dos viajantes internacionais” –- em 2024 foram 6,66 milhões de visitantes estrangeiros, um recorde, de acordo com dados da Embratur. Apenas em fevereiro, este número foi de 833,31 mil, total que deve ser superado em 4,8% no mesmo período de 2025, segundo a CNC. A estimativa é de que um total de 868,46 mil em fevereiro de 2025 supere o recorde de 2018.
“A receita acumulada do turismo no ano passado também foi histórica, chegando a US$ 7,34 bilhões“, diz a CNC.
Carnaval e o trabalho temporário
Além de uma alta real da receita no setor de turismo, o Carnaval 2025 ainda deve levar à criação de 32,6 mil vagas de trabalho temporárias, segundo a CNC. O setor de bares e restaurantes oferecerá o maior número de postos (22,85 mil), seguido por hotéis, pousadas e similares (4,06 mil) e empresas de transporte (3,31 mil). A folia, no entanto, fica por aí: de acordo com a projeção da confederação, a taxa de efetivação deve ser modesta, 7%, “refletindo a previsão de crescimento econômico mais moderado em 2025”.
“Embora o contingente de trabalhadores temporários contratados tenda a ser maior para o Carnaval de 2025, a taxa de efetivação deverá ser menor do que nos últimos anos. Em 2021 e 2022, em média 24% dos trabalhadores foram efetivados após o Carnaval, em virtude da necessidade do setor de repor as vagas eliminadas durante as fases mais agudas da crise sanitária. Em 2023, tal percentual recuou para 11% e, no ano seguinte, para 9%. Para este ano, a taxa de efetivação deve acusar novo recuo (7%), em virtude da expectativa de crescimento menor da economia em 2025”, concluiu o estudo de Fabio Bentes.
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Otimismo global
O entusiasmo com o Carnaval parece ir ao encontro de um otimismo geral do turismo para 2025. A informação é confirmada pela Organização Mundial do Turismo, da ONU, que cravou a recuperação do setor a níveis pré-pandemia, com 1,4 bilhão de deslocamentos em 2024.
“A maioria dos destinos recebeu mais turistas internacionais em 2024 do que antes da pandemia”, cravou um artigo publicado pela instituição. De acordo com o texto, os gastos de visitantes seguem o padrão de crescimento.
“A demanda é muito forte não apenas de brasileiros, é uma realidade mundial. Percebo até mesmo uma certa euforia nesse sentido, tudo se apresenta melhor que antes da pandemia”, reforça Tomás Perez, CEO do TP Group, responsável pela agência de viagens de luxo Teresa Perez. Jacqueline Dallal, da Be Happy Viagens, concorda: “Eu tenho 28 anos no turismo e nunca vi um mercado tão aquecido”, diz.
Entre os destaques do turismo em 2024, estiveram a Espanha, com 94 milhões de visitantes (um recorde para o país); o Japão, com 36,9 milhões de viajantes (superando seu recorde de 32 milhões em 2019); e o Marrocos, que se tornou o destino mais popular da África, com 17,4 milhões de turistas internacionais.
*Com informações de Estadão Conteúdo, The New York Times e Organização Mundial do Turismo
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