Duas praias brasileiras estão entre as melhores do mundo em 2025. Pontal do Atalaia, no Arraial do Cabo (RJ) e a Baía do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), ficaram com a 20ª e a 25ª posição, respectivamente, no ranking internacional The World’s 50 Best Beaches.
A lista é feita com mais de 1.000 profissionais da indústria de turismo e influenciadores globais.

Ao todo são oito critérios usados para avaliação. O desempenho de cada praia é medido por características únicas, vida selvagem, natureza intocada, trilha sonora natural, facilidade para entrar na água, condições de tranquilidade, baixa lotação e consistência de características idílicas.
Quem lidera a relação é a italiana Cala Goloritzé, que fica na costa de Baunei, Sardenha. Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO nos anos 1990, o destaque dela, segundo a lista, é o imenso pico de calcário de 143 metros que se ergue sobre a praia, bem como os esforços pela preservação da natureza local, que inclui o acesso limitado a turistas.
- LEIA TAMBÉM: Para estar bem-informado sobre viagens, estilo, tecnologia, esporte e bem-estar, veja como receber a newsletter de Lifestyle do Seu Dinheiro

No top 10 do ranking ainda estão as praias de Entalula (Filipinas), Bang Bao (Tailândia), Fteri (Grécia), PK 9 (Polinésia Francesa), Canto de la Playa (República Dominicana), Anse Source D’Argent (Seicheles), Nosy Iranja (Madagascar), Ofu (Samoa Americana) e Grace Bay (Ilhas Turcas & Caicos).
Em 2025, os países com mais praias listadas foram a Austrália e a Grécia, com três destinos cada.
E as praias brasileiras?
Para quem conhece o litoral brasileiro, há pouca novidade em destacar Arraial do Cabo e Fernando de Noronha como os melhores destinos litorâneos do mundo. Ainda assim, a lista faz um esforço para diferenciar, nas inúmeras opções dentro destes dois destinos, duas praias que merecem destaque na lista global.
No Rio de Janeiro, o Pontal do Atalaia é eleito, principalmente, por ter um acesso mais desafiador, o que a tornaria mais preservada do turismo ostensivo.

“A praia apenas pode ser acessada por um trajeto cênico de barco ou por uma caminhada íngreme e difícil, o que ajuda a mantê-la menos lotada, mesmo em dias movimentados”, diz o texto da lista.
Outras características que a renderam a 20ª colocação no ranking são a areia branca e fina do destino, além de suas águas calmas e vistas espetaculares: “Do alto das falésias ao redor, os visitantes podem desfrutar de panoramas de tirar o fôlego do litoral e das ilhas próximas, tornando-se um destino verdadeiramente único”.
Já na 25ª posição, a Baía do Sancho seria a representação de um paraíso praiano remoto. De fato, seu reconhecimento não vem de hoje: ainda em 2023, ela foi eleita a melhor praia do mundo pelo TripAdvisor.
- LEIA MAIS: Sol sem clichê: 4 destinos alternativos para curtir o verão no Hemisfério Norte

Mais uma vez, o que chama atenção é o acesso: ele é feito apenas por barco ou através de uma escada íngreme por entre estreitas fendas rochosas de penhascos que, por si só, oferecem vistas deslumbrantes do arquipélago.
Aqui, porém, o ranking aponta especificamente o isolamento do barulho urbano e a ausência de empreendimentos comerciais, que abrem caminho para uma experiência legítima de imersão profunda na natureza, mesmo dentro de um Parque Marinho Nacional.
“Seu status de proteção ajuda a manter sua condição intocada e garante aos visitantes uma experiência incrível sem aglomerações.”
- LEIA TAMBÉM: Dubai além do excesso: o hiper luxo refinado do Atlantis The Royal
A Baía do Sancho fica na Vila da Quixaba, a oeste do Morro Dois Irmãos e ao leste da Baía dos Golfinhos. Por ficar dentro do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, o acesso à praia é liberado das 8h às 18h, e pago, tanto por barco quanto por via terrestre. Os ingressos custam R$ 373 (brasileiros têm desconto de 50%, com a entrada saindo a R$ 186,50).
The World’s 50 Best Beaches 2025: a lista completa
- Cala Goloritze — Itália
- Entalula — Filipinas
- Bang Bao — Tailândia
- Fteri — Grécia
- PK 9 — Polinésia Francesa
- Canto De La Playa — República Dominicana
- Anse Source d’Argent — Seycheles
- Nosy Iranja — Madagascar
- Ofu — Samoa Americana
- Grace Bay — Ilhas Turcas & Caicos
- Turquoise Bay — Austrália
- Boulders Beach — África do Sul
- Praia Rosa (Pantai Merah Muda) — Indonésia
- Shoal Bay East — Anguilla
- Lagoa Detwah — Iêmen
- Voutoumi — Grécia
- One Foot Island — Ilhas Cook
- Playa de Rodas — Espanha
- Playa Balandra — México
- Pontal do Atalaia — Brasil
- Wharton Beach — Austrália
- Cayo de Agua — Venezuela
- Seven Mile Beach — Ilhas Cayman
- Cayo Zapatilla — Panamá
- Baia do Sancho — Brasil
- Horseshoe Bay — Bermuda
- Pulau Palambak — Indonésia
- Praia da Liberdade/Freedom Beach — Thailand
- The Baths — Ilhas Virgens Britânicas
- Anse Georgette — Seycheles
- Ffryes Beach — Antígua & Barbuda
- Grand Anse — Granada
- Le Morne — Maurícia
- Bahia de Las Aguilas — República Dominicana
- Meads Bay — Anguila
- Porto Katsiki — Grécia
- Nudey Beach — Austrália
- Bon Bon — Filipinas
- Saadiyat — Emirados Árabes Unidos (EAU)
- Goyambokka — Sri Lanka
- Playa Punta Uva — Costa Rica
- Siesta Beach — Estados Unidos
- Paje — Zanzibar
- Klein Bonaire — Bonaire, Países Baixos
- Cathedral Cove Beach — Nova Zelândia
- Santa Giulia — Córsega, France
- Gardner — Equador
- Keem Beach — Irlanda
- Kuramathi — Maldivas
- La Pelosa — Itália
Com informações da Forbes.
The post Brasil tem duas praias entre as 50 melhores do mundo; veja quais são appeared first on Seu Dinheiro.