O que define uma cidade como sendo uma “capital cultural” não é a quantidade de grandes autores ou artistas vivendo por lá, nem o número de obras de arte famosas nos respectivos museus.
Tudo isso contribui para uma cena cultural efervescente, claro. Mas, segundo a revista Time Out, as melhores cidades para cultura no mundo são aquelas em que consumir arte é um feito acessível — tanto para os turistas quanto para os moradores.
E, nesse quesito, nada supera Paris, a primeira colocada do ranking.
A pesquisa feita com 18.500 cidadãos de diferentes locais do mundo avaliou as cidades de acordo com a qualidade e com a acessibilidade da sua oferta cultural. Apenas aquelas com a maior nota foram consideradas para a seleção.
É interessante notar que essa oferta não é restrita a museus, teatros e instituições culturais tradicionais — embora todas as cidades eleitas tenham uma vasta quantidade desses espaços. Outras formas de cultura também foram consideradas, como exposições temporárias, eventos, festas e festivais.
- LEIA TAMBÉM: Para estar bem-informado sobre viagens, estilo, tecnologia, esporte e bem-estar, veja como receber a newsletter de Lifestyle do Seu Dinheiro
Veja o ranking completo das melhores cidades culturais de 2025
1) Paris, França 2) Florença, Itália 3) Edimburgo, Escócia 4) Cidade do México, México 5) Sydney, Austrália 6) Barcelona, Espanha 7) Chicago, Estados Unidos 8) Lisboa, Portugal 9) Hanói, Vietnã 10) Cidade do Cabo, África do Sul 11) Pequim, China 12) Tbilisi, Geórgia 13) Jacarta, Indonésia 14) Delhi, Índia 15) Medellín, Colômbia 16) Amsterdã, Holanda 17) Marrakech, Marrocos 18) Viena, Áustria 19) Praga, República Tcheca 20) Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos |
Por que Paris foi considerada a capital cultural do mundo em 2025
A seleção de Paris como a melhor cidade do mundo para consumir cultura acontece em um ano bem proeminente para os espaços artísticos da cidade, diz a editora da Time Out France, Marine Delcambre.
A reabertura do Grand Palais e a última exposição do Centre Pompidou, antes do fechamento para reforma, são alguns dos destaques na programação da capital francesa em 2025.
- LEIA TAMBÉM: O feijão no país do foie gras: por dentro do La Bahianaise, restaurante brasileiro mais hypado de Paris
Isso sem contar o inescapável Museu do Louvre, o mais visitado do mundo, que recebeu o próprio baile “à la MET Gala” nesse ano e anunciou uma expansão robusta.
O ranking foi divulgado em uma data propícia: neste sábado (17), ocorre a Nuit Des Musées, uma noite em que os museus da cidade ficarão abertos ao público até mais tarde — o que também reforça a tal acessibilidade, mencionada nos critérios de avaliação.
Uma tendência marcante na Cidade Luz é o investimento de grandes marcas de luxo em espaços culturais:
- A Fondation Louis Vuitton, que se tornou um marco, com exposições de alto calibre;
- A Cartier Foundation, que agora será no Palais Royal;
- A Bourse de Commerce, mantida pela família Pinault, fundadora do grupo Kering (dono da Gucci).
* Com informações da Time Out.
The post Brasil fica de fora das capitais da cultura do mundo em 2025; veja a lista completa appeared first on Seu Dinheiro.