Os ativos do Bradesco (BBDC4) e Itaú (ITUB4) apresentam uma valorização superior a 30% no acumulado de 2025 até o fechamento desta quinta-feira (22) – respectivamente, 35,53% e 34,11%.
No entanto, apenas um deles integra a carteira recomendada da analista Larissa Quaresma, da Empiricus Research, conforme os critérios de seleção utilizados em sua análise mensal.
Ações BBDC não tem ‘apelo’, diz analista
No balanço trimestral do 1T25, o lucro líquido do Bradesco cresceu 8,6% em relação ao trimestre anterior e 39,3% na comparação anual (R$ 5,86 bilhões), superando as expectativas do mercado.
Sobre isso, Quaresma comenta que, apesar de observar uma melhora no resultado do Bradesco, principalmente nos índices de inadimplência ao longo dos últimos 12 meses (-0,9% no ano), não enxerga grande assimetria de valuation hoje.
“A ação negocia a 1,0x seu valor patrimonial, o que precifica um ROE próximo do custo de capital, o que nos parece justo”, completa: “Não vemos grande apelo, principalmente considerando que a seguradora tem sustentado boa parte desse ROE, enquanto a operação financeira segue com rentabilidade aquém do custo de capital”.
Analista explica sua preferência por ações do Itaú em 4 pontos
Na mesma sequência de resultados trimestrais, o Itaú Unibanco apresentou um balanço consistente, com o lucro líquido recorrente recorde de R$ 11,9 bilhões (+13,9% no ano e +2,2% em relação ao 4T24), 1,2% acima do consenso. O valor representou o maior lucro do setor financeiro no trimestre.
Além do desempenho chamativo, Quaresma acredita que existem mais alguns pontos que sustentam a preferência da Empiricus por ações ITUB4:
i) A gestão do banco provou ter uma performance superior de antecipar ciclos de crédito, habilidade relevante no ciclo de alta da Selic;
ii) A estratégia para lidar com um ambiente mais competitivo com as fintechs, priorizando a retenção do cliente através de experiências melhores, dá indícios de estar funcionando;
iii) O foco em eficiência é um dos pilares da gestão atual, equilibrando crescimento e despesas controladas – o que deve manter o alto nível de rentabilidade do Itaú;
iv) O pagamento de dividendos, após um período relevante de payout abaixo da média histórica, deve retomar um ritmo de 50% a 60% do lucro nos próximos 12 meses.
Somando todos esses fatores, Quaresma fez questão de inserir os ativos na sua carteira mensal de 10 ações para investir.
Empiricus libera acesso a carteira com 10 ações para investir
Assim como Itaú (ITUB4), existem outras empresas que também são muito bem avaliadas pelos analistas da Empiricus para quem quer buscar valorizações com papéis da bolsa de valores brasileira.
Especialmente neste momento, em que o Ibovespa atinge sua máxima nominal, Quaresma defende que o índice ainda está “depreciado”. Na verdade, a marca de 140 mil pontos, ao contrário do que parece, não equipara-se ao maior patamar de múltiplo preço/lucro já registrado pela bolsa local.
Isso, após a sinalização de dirigentes do BC de que a taxa Selic pode estar chegando ao fim do ciclo de alta, coloca os investidores diante de um possível gatilho muito favorável.
“À medida em que começaremos a ver sinais de queda da Selic, começaremos a ver o mercado embutindo no valuation das empresas. O custo financeiro das companhias deve ficar menor e os lucros devem ser revisados para cima”, explica a analista.
Diante deste momento considerado promissor para entrar na bolsa, uma forma de fazer isso sob boas orientações é acessando o relatório gratuito de recomendações da Empiricus para investir. O documento pode ser acessado gratuitamente, como uma cortesia do Seu Dinheiro, neste link ou no botão abaixo e tem atualizações mensais para ajudar a compor sua carteira de ações com boas recomendações, de empresas com muito potencial de valorização.
The post Bradesco (BBDC4) ou Itaú (ITUB4)? Analista da Empiricus Research responde após balanços do 1T25 appeared first on Seu Dinheiro.