Estar na Art Basel, uma das maiores feiras de arte do mundo, já é um prestígio por si só para artistas, curadores e galerias. Com diversas edições ao longo do ano em diferentes localidades — incluindo Miami, Suíça e Hong Kong —, o evento mostra a vanguarda das tendências artísticas e é o crème de la crème para os apreciadores de arte, principalmente contemporânea.
Agora, os organizadores da feira vão promover o próprio “Oscar”, uma premiação para reconhecer os artistas, curadores e museus de maior destaque no ano.
Serão 36 medalhistas contemplados em nove categorias. A seleção será feita por um júri internacional, dirigido por Vincenzo de Bellis, diretor de feiras e plataforma de exposições da Art Basel. Entre os nove jurados, está o curador do Museu de Arte de São Paulo (Masp), Adriano Pedrosa.
Ele é o único brasileiro — único sul-americano, na verdade — a participar do comitê. Em 2024, ele também foi curador da Bienal de Veneza.
- VEJA MAIS: 30 dias de Trump na Casa Branca; confira os melhores momentos
A ideia é premiar indivíduos e organizações que tenham “visão, habilidade excepcional e influência abrangente na arte contemporânea”.
Esses 36 medalhistas serão selecionados até maio e receberão uma homenagem em junho, durante a Art Basel na cidade de Basel, na Suíça.
A marca Hugo Boss, que tem um histórico de patrocínio de iniciativas artísticas, será a parceira oficial do evento.
LEIA TAMBÉM: Miami além das compras: Flórida recebe uma das feiras de arte mais importante do mundo, com 20 galerias brasileiras e obras que já estiveram no Masp
Como vai funcionar a premiação do Art Basel Awards?
A premiação não acaba com a seleção e homenagem dos 36 premiados. Em dezembro, durante a Art Basel em Miami, serão revelados os 12 medalhistas de ouro.
O curioso é que esses doze serão selecionados a partir de uma avaliação de pares, em que os 36 medalhistas vão votar entre si para decidir quais merecem a distinção mais alta.
As categorias do prêmio serão divididas da seguinte forma:
- Três categorias focadas em artistas: emergentes, em meio de carreira e ícones já consolidados no mercado;
- Seis categorias para curadores, museus, patronos, colaboradores que trabalham nos bastidores, criadores interdisciplinares e contribuidores da mídia que promovem o discurso artístico.
Os 36 premiados terão a oportunidade de se conectar com a rede global da Art Basel, explorando oportunidades para expor seus trabalhos e consolidar parcerias e patrocínios.
Entre os 12 medalhistas de ouro, os prêmios vão variar: os emergentes terão exposições em instituições de arte renomadas; os artistas em meio de carreira vão receber comissões e os ícones tradicionais vão participar de programa de mentoria voltados para a próxima geração.
* Com informações do Art Newspaper.
The post Art Basel, uma das maiores feiras de arte do mundo, vai fazer o próprio ‘Oscar’ — e apenas um brasileiro está no comitê de jurados appeared first on Seu Dinheiro.