Um problema de longa data voltou a trazer dores de cabeça para o Genial Logística (GLOG11). Uma das inquilinas do fundo imobiliário, a CT Distribuição e Logística, encerrou o contrato de locação do galpão B do Parque Logístico de Pernambuco, único ativo presente no portfólio do FII.
Porém, segundo o documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na noite de segunda-feira (31), a empresa não pagou a multa pelo fim antecipado da locação, que equivale a três meses do valor do aluguel atual.
Além disso, a CT Distribuição e Logística não quitou o aluguel referente ao mês de fevereiro e entregou o imóvel em “condições divergentes” em relação ao que havia recebido.
Um histórico de inadimplência
Essa não é a primeira vez que o GLOG11 enfrenta problemas de inadimplência com a companhia. Em 2023, a inquilina deixou de pagar diversas parcelas do aluguel.
Apesar de ter quitado as dívidas da época, a empresa voltou a ficar em dívida com o FII neste ano.
A gestora do GLOG11, a Genial, afirmou que o fundo tomará as medidas cabíveis para recuperar o valor devido pela inquilina. Além disso, ressaltou que os dividendos de março não serão impactados, uma vez que o FII conta com uma base de resultados acumulados.
O GLOG11 anunciou a distribuição de proventos na última sexta-feira (28), no valor de R$ 0,41 por cota, que serão distribuídos em 18 de março.
Porém, os impactos nos rendimentos futuros ainda serão calculados e revelados em relatório gerencial de março, que ainda não foi divulgado.
- VEJA TAMBÉM: Mesmo com a Selic a 14,25% ao ano, esta carteira de 5 ações já rendeu 17,7% em 2025
Uma saída esperada? O fim do contrato com o GLOG11
Não é apenas a inadimplência que já vinha dando sinais de problemas para o GLOG11. A inquilina também deu sinais, em 2023, de que poderia encerrar o contrato com o FII.
Na época em que ficou devendo uma série de pagamentos, o fundo comunicou que recebeu uma notificação extrajudicial que formalizou o interesse da empresa em devolver cerca de dois terços da área ocupada até então.
Vale ressaltar que, na época, o FII não chegou a divulgar quem seria a inquilina. Porém, em relatório gerencial, o fundo registrou que a única locatária do galpão B era a CT Distribuição e Logística.
Com a renúncia de parte da área locada, o GLOG11 passou a locar parte do galpão B para a empresa Supporte Logística, que também é inquilina atual dos galpões A e C.
A Supporte Logística também firmou um contrato, em janeiro, de locação com prazo indeterminado para um módulo adicional no galpão B, com 4.890,03 metros quadrados de área bruta locável (ABL).
Já a CT Distribuição e Logística anunciou que desocupou uma área de 9.828,47 metros quadrados de ABL, que representa 14% da área bruta locável total do GLOG11.
Segundo relatório gerencial de fevereiro, o Parque Logístico de Pernambuco é composto por três galpões logísticos e possui uma localização estratégica, a nove quilômetros do Porto de Suape, que é o principal porto do Nordeste e um dos poucos Terminais Alfandegados (Porto Seco) da região.
A Genial reforçou que, com a saída da inquilina, a gestão trabalhará para a reposição da área vacante.
The post Após problema com inadimplência, inquilina encerra contrato de locação do FII GLOG11 — mas cotistas (ainda) não vão sentir impactos no bolso appeared first on Seu Dinheiro.