Acabou a colher de chá. Na manhã desta sexta-feira (23), o presidente Donald Trump anunciou que está recomendando a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos da União Europeia, após impasse nas negociações com o bloco.
A medida deve entrar em vigor no dia 1º de junho, de acordo com uma publicação do presidente em sua conta na Truth Social. Com o anúncio, um mar vermelho se espalhou pelos mercados globais, dado os temores de que a guerra comercial volte a escalar.
A medida, segundo ele, é uma resposta às “poderosas” barreiras comerciais e práticas adotadas pelo bloco econômico europeu.
Mercados em queda generalizada com tarifas de Trump
Os principais índices acionários da Europa registram perdas expressivas na manhã desta sexta-feira (23), refletindo o aumento da aversão ao risco nos mercados globais. Por volta das 9h30 (horário de Brasília), o DAX, da Alemanha, caía 2,52%, aos 23.411 pontos, enquanto o CAC 40, da França, recuava 2,57%, aos 7.654 pontos.
- E MAIS: Duas ações para “apimentar” a carteira que podem “surfar” o fim das altas da Seli
O Stoxx 600 — que reúne as maiores companhias de capital aberto do continente — também operava no vermelho, com baixa de 1,86%, aos 539,9 pontos.
Nos Estados Unidos, o clima de cautela se estende ao pré-mercado com os índices futuros, apontando para um pregão difícil em Wall Street.
Os futuros do Dow Jones caem 1,34%, aos 41.361 pontos, enquanto os do S&P perdem quase 3%, aos 23.342 pontos. O Nasdaq 100 se desvaloriza em mais de 2%, aos 20.754 pontos.
The post Acabou a ‘colher de chá’? Trump ameaça tarifas de 50% para Europa, e bolsas caem com força appeared first on Seu Dinheiro.