Todas as 931 linhas de ônibus em circulação pelo Distrito Federal deixarão de aceitar dinheiro como pagamento de passagens a partir da próxima quarta-feira (11/12). A medida era adotada gradativamente desde julho último e, agora, vai se tornar definitiva.
Os passageiros têm como opções de pagamento cartões bancários (débito ou crédito), cartões de transporte (Mobilidade, Vale-Transporte, Passe Estudantil, Especial – para pessoa com deficiência) ou bilhete avulso (QR Code).
Cartões de banco funcionam pelo sistema de aproximação, mas os passageiros também podem pagar com celulares ou pulseiras eletrônicas.
Os cartões de transporte emitidos pelo BRB Mobilidade também permitem que o passageiro faça a integração entre coletivos, podendo pegar até três ônibus – ou fazer uma viagem de metrô e duas de ônibus no mesmo sentido – pelo valor máximo de R$ 5,50.
A integração é válida por até três horas e não funciona com cartões bancários. Caso o passageiro não tenha qualquer tipo de Cartão Mobilidade, pode comprar um bilhete avulso em um dos pontos de recarga espalhados pelo Distrito Federal.
Atualmente, 295 linhas ainda aceitam cédulas e moedas, mas vão deixar de recebê-las a partir da próxima quarta-feira (11/12).