São Paulo — Mais de 118 mil imóveis estão sem energia elétrica na cidade de São Paulo após fortes chuvas atingirem a capital paulista nesta quinta-feira (6/2).
Segundo a companhia responsável pela distribuição de eletricidade na capital, a Enel, o número de endereços sem luz chegou a 118.753, em atualização mais recente, divulgada às 21h25.
Ao todo, somando as 24 cidades onde a empresa administra a distribuição de luz, o número se aproxima dos 155 mil endereços.
Em nota, a Enel afirmou que as chuvas e descargas atmosféricas que atingiram a área de concessão no início da noite de hoje afetam o fornecimento de energia, no momento, para cerca de 1,8% dos clientes. Ainda segundo a empresa, as regiões oeste e sul são as mais impactadas.
“A companhia acionou antecipadamente seu plano de emergência e reforçou as equipes em campo. Técnicos da distribuidora seguirão trabalhando durante a noite e a madrugada para restabelecer o serviço.”
Trechos de avenidas importantes e movimentadas da cidade também ficaram sem iluminação durante o temporal, caso da Avenida Pedroso de Moraes, no trecho entre a Praça Pan-Americana e o Parque Villa-Lobos — onde também há relatos de semáforos inoperantes.
Estragos da chuva
- Segundo o Centro de Gerenciamentos de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE) choveu granizo na região da Penha, de Artur Alvim e de Jaçanã/ Tremembé, no início da noite.
- O clássico paulista entre Palmeiras e Corinthians, que inicialmente seria disputado às 20h, precisou ser adiado por contas das chuvas para 20h30.
- O temporal causou quedas de árvores. Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos 3 registros foram feitos: uma na zona leste, na Rua Marquês de Santo Amaro, Vila Prudente, uma na zona norte, na Avenida Inajar de Souza, no Limão, e uma zona oeste, na Avenida Antártica, região da Barra Funda.
- O Metrópoles também apurou uma queda de árvore Doutor Augusto de Miranda, na Pompeia, zona oeste de São Paulo.
Vídeos flagraram vias alagadas pela cidade. Veja:
Segundo o CGE, ao todo foram registrados 21 pontos de alagamentos na cidade, sendo 17 intransitáveis e seis ativos.
São os ativos:
- Marginal Tietê pista central no sentido Interlagos/ Castelo Branco
- Marginal Tietê pista expressa no sentido Ayrton Senna/ Castelo Branco
- Avenida Otaviano Alves de Lima no sentido Ayrton Senna/ Castelo Branco
- Avenida Alexandre Colares no sentido Ayrton Senna/ Castelo Branco
- Avenida Ellis Maas em ambos os sentidos
- Avenida Carlos Caldeira Filho em ambos os sentidos
A Defesa Civil emitiu um alerta para fortes chuvas nas zonas leste, oeste e central da capital paulista. Na mensagem, o órgão dizia sobre o risco alto para alagamentos e enxurradas e recomendou que os habitantes ficassem em um local seguro.
Redução de chuvas
O CGE afirma que, seguindo as simulações atmosféricas mais recentes, é possível esperar próximos dias de calor, com temperaturas acima da média, mas com menor volume de chuvas na capital paulista