O MDB na Câmara dos Deputados pretende pleitear a chefia da Comissão de Meio Ambiente. O interesse vem devido à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP 30, que será realizada em Belém (PA) em novembro deste ano.
O partido chefia tanto a capital quanto o estado paraense, com o prefeito Igor Normando e o governador Helder Barbalho, que são primos.
A presidência das comissões da Câmara dos Deputados é definida por acordo entre as lideranças da Casa. A distribuição deve respeitar o critério de proporcionalidade partidária, na qual as maiores bancadas têm prioridade para escolher primeiro os colegiados que querem comandar, e assim sucessivamente.
O PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, pleiteia entre outros grupos a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. O PT, porém, trabalha para que um nome mais neutro assuma a comissão. Lindberg Farias (PT-RJ), líder da bancada na Câmara, afirmou nesta quarta-feira (5/2) que Eduardo Bolsonaro como presidente transformaria o colegiado em uma “plataforma da extrema-direita”.
Os petistas priorizam a Comissão de Educação, presidida no ano passado por Nikolas Ferreira (PL-MG).