O movimento militante palestino Hamas libertou quatro militares mulheres de Israel reféns neste sábado (25), segundo informações da Reuters internacional. Em troca, as forças israelenses liberaram 200 prisioneiros palestinos, em cumprimento ao acordo de cessar-fogo na guerra de 15 meses que ocorreu em Gaza.
As quatro militares apareceram sorrindo e fizeram acenos antes de deixarem o local em veículos da Cruz Vermelha para serem transportadas pelas forças de Israel.
Logo depois, ônibus transportando prisioneiros palestinos libertados foram vistos saindo da prisão militar israelense de Ofer, na Cisjordânia ocupada. Segundo o serviço penitenciário de Israel disse que todos os 200 haviam sido libertados.
As libertações de ambos os lados foram saudadas por multidões de ambos os lados. Essa foi a segunda troca de prisioneiros desde o cessar-fogo, assinado em 19 de janeiro.
- LEIA MAIS: Projeto apoiado por Trump investe R$ 28 milhões em criptomoeda de narrativa promissora – veja
Trocas de prisioneiros entre Israel e Hamas
O acordo de troca de prisioneiros deve durar cerca de seis semanas. A trégua exige que o Hamas libere cerca de 33 mulheres, crianças, idosos, doentes e feridos como reféns na primeira fase do cessar-fogo.
Do outro lado, Israel deve liberar 30 prisioneiros do Hamas para cada civil e 50 para cada soldado palestino.
As quatro militares israelenses libertadas neste sábado — Karina Ariev, Daniella Gilboa, Naama Levy e Liri Albag — estavam todas alocadas em um posto de observação nos limites de Gaza quando os combatentes do Hamas invadiram sua base e as sequestraram durante o ataque a Israel em 7 de outubro de 2023 que precipitou a guerra.
The post Cessar-fogo após 15 meses: Hamas libera quatro militares de Israel em troca de 200 prisioneiros palestinos hoje appeared first on Seu Dinheiro.