A partir da sexta-feira (24/1), uma frente fria começa a avançar sobre estados do Sul do Brasil. A previsão da Meteored é que a partir do sábado (25/1) ela alcance estados do Sudeste do país. Isto deve levar alívio nas altas temperaturas, mas também provocar temporais.
Os primeiros estados a sentirem os efeitos da frente fria serão o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em virtude disto, é esperada a ocorrência de pancadas de chuvas isoladas e a possibilidades de temporais, o que também poderá ocorrer no Paraná e no interior de São Paulo e do Rio de Janeiro.
No sábado, conforme a Meteored, a atuação da frente fria será mais consistente sobre a região Sul. Seus efeitos, porém, também devem ser sentidos no estado de São Paulo. Por lá, a umidade de aumentar mais significativamente no domingo (26/1), quando chuvas intensas poderão ocorrer.
O estado do Rio de Janeiro vai experimentar os efeitos mais consistentes da frente fria a partir do domingo. As nuvens devem se intensificar no estado e deixar o tempo nublado. Também há chances de temporais entre o litoral sul de São Paulo e o carioca, na altura da cidade de Cabo Frio. O leste de Minas Gerais também poderá experimentar tempestades.
Calor
Além das chuvas, as temperaturas altas, que têm batido recordes do ano, em São Paulo e no Rio de Janeiro devem ter alívio.
Na terça-feira (21/1), três capitais da região Sudeste registraram recorde de temperatura neste ano. As temperaturas variaram de 33,7°C a 38,7°C. O calor na região está associado a uma redução na nebulosidade, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).