A SpaceX, de Elon Musk, realizou o sétimo teste não tripulado do foguete Starship. No entanto, a espaçonave não durou nem dez minutos no ar.
A equipe perdeu contato com o estágio superior do foguete nove minutos após um dos mais ambiciosos lançamentos da companhia. Ele explodiu em seguida.
Vídeos publicados nas redes sociais registraram a queda dos destroços da nave perto de ilhas do Caribe. Segundo as imagens, bolas de fogo cruzaram o céu na região.
A trajetória de lançamento da Starship a levaria para o leste do Texas, o que significa que as bolas de fogo são provavelmente destroços do foguete se partindo e reentrando na atmosfera.
Com a explosão, voos comerciais foram desviados para outros aeroportos ou alteraram o curso para evitar a colisão com possíveis detritos, de acordo com o site de rastreamento de voos FlightRadar24.
Segundo a SpaceX, os destroços “caíram dentro da área de risco predefinidas”, que foram alinhadas com a Administração Federal de Aviação (FAA) antes do lançamento. O órgão regulamenta as atividades de lançamento privado nos Estados Unidos.
Já Elon Musk, CEO da SpaceX, usou a rede social X (antigo Twitter) para comentar a operação. “O sucesso é incerto, mas o entretenimento é garantido”, postou o bilionário, junto com um vídeo da queda dos destroços.
Ele ainda afirmou que “nada indica um atraso do próximo teste” e indicou que seria realizado no próximo mês.
- VEJA TAMBÉM: Quais são os melhores investimentos internacionais para 2025? João Piccioni, Enzo Pacheco e João Julião dizem quais são as oportunidades neste evento online em parceria com o Money Times
“We’ve come a long way”: o sétimo teste da Starship pela SpaceX
A SpaceX lançou o foguete Starship às 16h35 desta quinta-feira (16), segundo horário local (19h35, de acordo com o horário de Brasília), em uma instalação privada da companhia, no Texas.
A empresa chegou a capturar o propulsor que retornou à Terra – feito que não havia sido duplicado no último lançamento. Porém, após nove minutos, a SpaceX relatou que havia perdido contato com a nave.
Através do X, a empresa afirmou que a “Starship sofreu uma rápida desmontagem não programada durante sua queima de ascensão”. Uma “desmontagem rápida não programada” é um termo usado pela SpaceX para se referir a uma explosão.
Após maiores avaliações dos dados a empresa confirmou que a nave pegou fogo: “Os dados iniciais indicam que um incêndio se desenvolveu”, afirmou em publicação na rede social de Elon Musk.
Ainda segundo a postagem, o incêndio ocorreu perto da extremidade traseira da Starship e destruiu o veículo.
Apesar de não haver tripulantes na Starship, este foi o primeiro teste com carga útil da empresa de Elon Musk. Segundo a SpaceX, havia 10 “simuladores Starlink” no compartimento de carga útil do foguete.
A companhia planejava implantar os objetos, que são semelhantes a satélites, no espaço.
A expectativa era que o foguete chegasse ao espaço antes de reentrar na atmosfera e cair no Oceano Índico. Após a decolagem, a missão deveria durar cerca de uma hora.
Apesar de não ter correspondido às expectativas da SpaceX, Elon Musk republicou fotos sobre como o projeto começou e comentou: “já chegamos longe”, na rede social X.
- VEJA MAIS: Evento ‘Onde Investir em 2025’ reúne os grandes nomes do mercado financeiro com recomendações de como buscar ganhar dinheiro neste ano – assista aqui
Os atrasos nos voos
Após a explosão da Starship, a FAA comunicou que reduziu a velocidade e desviou os aviões ao redor da área onde os detritos espaciais estavam caindo. Porém, o órgão reforçou que as operações normais foram retomadas.
Além disso, a FAA confirmou que estava “avaliando” a anomalia que ocorreu durante o voo da Starship da SpaceX.
O órgão frequentemente aterra foguetes após falhas no meio do voo. Além disso, exige que as empresas espaciais realizem uma investigação do acidente e coloquem em prática ações corretivas. As medidas são requisitos para o regulador retornar a emitir novas licenças de lançamentos.
Segundo um porta-voz para o veículo norte-americano CNBC, a FAA não recebeu nenhum relato de feridos ou danos materiais causados pelos destroços da Starship.
*Com informações da CNN e Reuters
The post ‘Entretenimento garantido’: Foguete Starship de Elon Musk explode e afeta rotas de voos comerciais appeared first on Seu Dinheiro.