O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira começa nesta sexta-feira (1º/11). A iniciativa é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central (BC), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país.
Os consumidores têm até 30 de novembro para negociar suas dívidas bancárias com as instituições financeiras.
O mutirão é uma das iniciativas presentes no acordo de cooperação entre Febraban e o Banco Central que visa desenvolver ações coordenadas de educação financeira e evitar o endividamento de risco da população.
Confira algumas das formas de renegociar:
- parcelamento;
- descontos no valor da dívida; e
- taxas de juros reduzidas para refinanciamento.
Que tipo de débitos podem ser negociados?
- dívidas no cartão de crédito;
- cheque especial;
- crédito consignado; e
- demais modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras, que estejam em atraso e não tenham bens dados em garantia, nem dívidas prescritas.
Para verificar se há pendências financeiras em bancos, basta acessar o Registrato, sistema do BC, e consultar o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que contém a relação de dívidas com as instituições financeiras.
Onde neegociar?
As negociações podem ser feitas diretamente com a instituição credora em seus canais oficiais, ou pelo portal Consumidor.Gov.Br. Vale lembrar que é preciso ter conta prata ou ouro no site do governo federal.
Clique aqui para conferir a lista de bancos participantes do mutirão.