Com juros, inflação e câmbio na panela de pressão, as perspectivas para a bolsa brasileira em 2025 não estão nada animadoras. O pessimismo é tamanho que o Itaú BBA cortou as projeções para o Ibovespa de 165 mil pontos para 145 mil pontos no fim deste ano.
O principal motivo por trás da redução foi a perspectiva de aumento do custo de capital para as empresas listadas da B3, além de uma leve revisão negativa do lucro das companhias.
Mesmo com a queda nas expectativas, o preço-alvo fixado pelos analistas ainda implica uma valorização potencial de 22% em relação ao fechamento da última sexta-feira (10).
Se considerado o pagamento de dividendos, essa alta beira os 29%.
- VEJA TAMBÉM: É HOJE – Evento gratuito “Onde Investir em 2025” reúne especialistas entre os dias 14 e 16 com recomendações de ações, FIIs, BDRs, criptomoedas e títulos de renda fixa
Onde investir na bolsa brasileira em meio à pressão sobre as empresas do Ibovespa?
Na avaliação do Itaú BBA, a bolsa brasileira encontra-se com um valuation favorável, atualmente negociada a um múltiplo de 6,7 vezes a relação de preço/lucro.
No entanto, para os analistas, a dinâmica de resultados corporativos das empresas listadas no Ibovespa em 2025 tem um viés ligeiramente negativo.
O banco prevê um crescimento de lucros de dois dígitos para este ano, mas reforça que os números podem ser revisados devido à Selic e à inflação mais elevadas.
“Do ponto de vista técnico, observamos que o Ibovespa está próximo do território sobrevendido, mas a situação é desafiadora para a indústria de fundos local, e o estrangeiro mostra apetite limitado para investir no País”, afirmou o banco.
É por isso que o Itaú BBA hoje recomenda investir principalmente em empresas do Ibovespa que ofereçam “carrego”, isto é, que tenham boa perspectiva de remuneração para quem segurar o papel.
Isso inclui ações pagadoras de dividendos, que oferecem Taxa Interna de Retorno (TIR) de dois dígitos, que sejam menos afetadas pela inflação e que tenham exposição cambial e alto potencial de rentabilidade.
Os analistas revelaram as 10 ações que compõem a carteira de renda variável do bancão para 2025:
- Equatorial (EQTL3);
- Sabesp (SBSP3);
- Santos Brasil (STBP3);
- Direcional (DIRR3);
- Caixa Seguridade (CXSE3);
- BTG Pactual (BPAC11);
- Petrobras (PETR4);
- Suzano (SUZB3);
- Grupo Mateus (GMAT3); e
- Rede D’Or (RDOR3).
The post Itaú BBA corta projeções para a bolsa brasileira, mas ainda vê escalada de 20% do Ibovespa até o fim de 2025 — e revela 10 ações para investir neste ano appeared first on Seu Dinheiro.