Em meio as diversas frentes de batalha no Oriente Médio, Benjamin Netanyahu afirmou que o objetivo de Israel no Irã é “parar o programa nuclear” do regime liderado pelo aiatolá Ali Khamenei. A declaração do premiê israelense aconteceu nesta quinta-feira (31/10).
“O objetivo mais elevado que estabeleci para as Forças de Defesa de Israel e as forças de segurança é impedir que o Irã obtenha armas nucleares”, declarou Netanyahu durante uma formatura de novos oficias israelenses. “Parar o programa nuclear continua a ser uma prioridade das nossas mentes. Não retirei, não retiramos e não tiraremos os olhos deste objetivo”, afirmou o líder israelense.
A declaração do primeiro-ministro de Israel acontece dias após as FDI bombardearem o Irã, em retaliação aos ataques do país contra o território israelense em 1º de outubro.
Antes dos bombardeios, houve a expectativa de que instalações nucleares do Irã pudessem ser os alvos da ação. Contudo, além de não atingir tais locais, o ataque israelense não provocou grandes danos ao território iraniano.
Há alguns anos, o avanço nuclear do Irã é alvo de preocupação da comunidade internacional, apesar de o programa iraniano ainda estar cercado de mistérios.
Em uma avaliação de abril, o chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, afirmou que o Irã levaria apenas algumas semanas para ter urânio enriquecido ao nível necessário para a construção de uma bomba nuclear.