O presidente Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, disse nesta segunda-feira (13/1) que o sistema do site em que os candidatos podem consultar o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 já foi restabelecido. Mais cedo, estudantes reclamavam de instabilidade para consultar o resultado.
O que aconteceu:
- O Inep divulgou nesta segunda (13/1) os resultados do Enem de 2024.
- As notas podem ser consultadas por meio da página do participante, mediante login e senha.
- Participantes do Enem reclamaram mais cedo da instabilidade do site que dá acesso aos resultados.
- O ministro da Educação e o presidente do Inep dizem que existe alta procura, mas o sistema já foi restabelecido.
“Os resultados foram apresentados as 8h [da manhã] e houve uma instabilidade. Depois das 9h o sistema foi restabelecido e até agora eu não tenho informações de novas instabilidades. Nós estamos monitorando, mas não tenho informações de novas instabilidades”, disse o presidente do Inep.
O ministro da Educação, Camilo Santana, também reforçou que o sistema de acesso aos resultados está funcionando, apesar da alta procura. A consulta às notas requer um pouco de paciência por causa do fluxo de pessoas ao mesmo tempo consultado os resultados.
O Inep divulgou cerca de 8h (horário de Brasília) as notas do Enem de 2024. O desempenho nas provas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e a nota da redação podem ser acessados por meio da página do participante, mediante login e senha.
O exame foi realizado em novembro do ano passado e serve para estudantes entrarem nas universidades públicas e privadas do país. A nota também pode ser usada para alunos tentarem financiamento, bolsas privadas e até instituições internacionais.
Os programas do governo federal onde os alunos podem usar a nota do Enem são:
- o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que garante acesso às universidades públicas;
- o Programa Universidade para Todos (Prouni), que dá bolsa de estudos;
- o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que concede financiamento para o ensino superior.
Inscrições do SISU começam na sexta
As inscrições do Sisu, que permite que o candidato se candidatem para universidades públicas, começam na sexta-feira (17/1) e vão até dia 21 de janeiro.
A chamada regular com os resultados serão divulgados no dia 26 de janeiro. As matriculas poderão ser realizadas de 27 a 31 de janeiro. Já a manifestação de interesse na lista de espera poderá ser feita do dia 26 a 31 de janeiro.