Um dos momentos mais aguardados pelos estudantes finalmente chegou. A partir das 10h desta segunda (13), os alunos brasileiros interessados em ingressar no ensino superior pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) saberão, finalmente, os resultados das provas.
Vale lembrar que o Enem é a principal porta de entrada para as universidades públicas e privadas no país, além de oferecer oportunidade de financiamento e bolsas através dos sistemas Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade para Todos (Prouni).
O exame ainda possibilita o ingresso em instituições de ensino superior no exterior. As provas do Enem 2024 foram realizadas nos dia 3 e 10 de novembro do ano passado.
Além da divulgação das notas, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vão realizar uma coletiva de imprensa para informar mais detalhes sobre os principais dados do Enem 2024.
- VEJA AQUI: É possível pagar menos Imposto de Renda e ainda receber uma restituição mais ‘gorda’? Passo a passo gratuito do Seu Dinheiro mostra como
De olho no Sisu: como vai funcionar o sistema neste ano?
As notas divulgadas nesta manhã poderão ser usadas para ingresso na educação superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
As inscrições começarão no dia 17 de janeiro e poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico do Sisu, até as 23h e 59 minutos do dia 21 de janeiro.
De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação, o processo seletivo terá apenas uma única etapa. Como de costume, os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vagas.
O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro.
Estão aptos a participar da seleção os estudantes que tenham completado o ensino médio, participado da edição de 2024 do Enem e não tenham zerado a prova de redação.
Financiamento através do Enem: o Fies neste ano
Além do Sisu, a nota do Enem também é importante para os candidatos que desejam realizar a graduação em instituições de ensino privadas e querem financiar a faculdade. Isso porque é através da nota do exame que os alunos podem realizar a solicitação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Neste ano, o programa terá 112 mil novas vagas. Serão, ao todo, 67 mil no primeiro semestre e 45 mil no segundo.
Para solicitar o financiamento, os estudantes precisam ter participado do Enem, ter conquistado uma média igual ou maior do que 450 pontos e nota maior ou igual a 400 na redação.
As inscrições do Fies são abertas duas vezes ao ano antes do início
das aulas em cada semestre. Para participar, o estudante deve acessar o Portal FIES através de uma conta gov.br.
Oportunidade de bolsa: o Enem e o Prouni
Os participantes do Enem também poderão usar os resultados no Programa Universidade para Todos (Prouni), que dá a chance para que os estudantes tenham acesso à bolsa de estudo integral ou parcial (50%) em instituições privadas de ensino superior.
Para se inscrever o estudante precisa obter, no mínimo, 450 pontos de média das notas das cinco provas do exame e não zerar a redação.
*Com informações da Agência Brasil
The post Resultado do Enem sai hoje; veja como utilizar sua nota no Sisu, Fies e Prouni appeared first on Seu Dinheiro.