São Paulo — A São Paulo Escola de Dança (Sped), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do governo estadual está com 395 vagas abertas para cursos gratuitos nas categorias Regulares, Livres e Extensão Cultural. A iniciativa tem gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa.
Para se inscrever, basta acessar o site da instituição. O edital de cada curso está disponível on-line.
Cursos regulares
Com aulas teóricas e práticas, os cursos regulares são destinados a jovens a partir de 16 anos, com ensino médio completo ou em andamento. O objetivo principal é a profissionalização nas artes coreográficas. Para se inscrever, o prazo vai até 16 de janeiro.
A duração é de dois anos, com 1.600 horas por curso. As aulas são complementadas por atividades complementares que englobam eventos abertos à população, visitas a museus, idas ao teatro, cinema e residência artística.
Livres
Os cursos livres abrangem dança clássica, danças urbanas, dança de salão e dança contemporânea. A principal novidade é a categoria de jazz dance, com dois módulos semestrais de técnicas e estudos coreográficos.
O processo seletivo contempla 30 vagas abertas, até 10 de janeiro. As etapas são uma entrevista e uma vivência prática.
Extensão cultural
Ministrados de 27 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025, os cursos de extensão cultural de férias abarcam história da dança, técnicas específicas de dança, por meio de conteúdos práticos e teóricos. Há integração com outras linguagens artísticas ou áreas do conhecimento, como como filosofia, estética e comunicação.
“Na interseção da arte e do desenvolvimento humano, a dança emerge como um poderoso canal de expressão e crescimento. Com base nas três dimensões fundamentais — apropriação, fruição e expressão — a São Paulo Escola de Dança propõe aos estudantes vivenciarem a arte da dança”, explica a instituição.
As inscrições para os processos seletivos estão abertas até 15 de janeiro. Cada modalidade tem 40 vagas ofertadas; são 280 no total.
São Paulo Escola de Dança
A Escola São Paulo de Dança fica na Rua Mauá, número 51, no centro da cidade. A instituição foi criada por meio do Decreto Estadual nº 66.412 de 29 de dezembro de 2021. A diretora, Inês Bogéa, é doutora em artes, bailarina, documentarista, escritora e professora.