Uma pessoa morreu e mais de 7 mil voos foram afetados nos Estados Unidos, após uma série de tornados atingir o país neste sábado (28/12). Eles foram registrados, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste, enquanto na costa oeste houve registros de chuva, vento e muita neve.
Além do atraso de mais de 7 mil voos, conforme dados do site de rastreamento FlightAware, outras centenas (mais de 200, pelo menos) foram cancelados, até então. O clima severo tem provocado transtornos no país, nos últimos dias.
Nessa quinta (26/12) e sexta-feira (27/12), por exemplo, foram mais de 18 mil voos com registro de atraso ou cancelamento no país, por causa das condições climáticas. Os institutos de meteorologia apostam na continuidade do quadro, nos próximos dias.
Só neste sábado, pelo menos 10 tornados atingiriam os estados de Louisiana, Mississippi e Texas, e a previsão é de piora, conforme o Centro de Previsão de Tempestades do Serviço Nacional de Meteorologia.
Veja imagens da destruição provocada:
Mortos e feridos
Uma morte foi registrada nas imediações de Houston, no Texas, e outras quatro pessoas ficaram feridas no Condado de Brazoria, que fica a 70 quilômetros de Houston.
Além disso, casas, escolas e comércios e foram danificados ou totalmente destruídos pela força do vento. Árvores despencaram sobre residências e veículos, e em alguns locais estruturas da rede de energia caíram sobre estradas, obstruindo passagens.
Os ventos na costa oeste dos EUA chegaram a até 240 km/h, principalmente nos pontos mais altos. Chuvas intensas foram registradas em São Francisco e Portland, no Oregon. A estimativa é que chova entre 100 mm e 150 mm até o Ano Novo, na região.