Neste sábado (28), o presidente russo, Vladimir Putin, pediu desculpas ao presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, pela queda do avião Embraer (EMBR3) 190 da Azerbaijan Airlines, que resultou na morte de 38 pessoas.
De acordo com a agência de notícias russa Interfax, Putin se desculpou com Aliyev, uma vez que o incidente ocorreu no espaço aéreo da Rússia.
“O presidente Vladimir Putin pediu desculpas pelo incidente trágico ocorrido no espaço aéreo russo e mais uma vez expressou suas profundas e sinceras condolências às famílias das vítimas, além de desejar uma rápida recuperação aos feridos”, disse o Kremlin em um comunicado.
Durante a conversa entre os dois líderes, o presidente russo reafirmou a versão apresentada pela autoridade de aviação civil da Rússia, segundo a qual o avião estava tentando pousar em Grozny quando foi atingido por um ataque de drones ucranianos, o que causou a queda da aeronave no Cazaquistão.
Investigações preliminares indicam que o incidente foi provocado por um sistema de defesa aéreo russo, que teria confundido o avião com um drone.
Putin reconheceu perante Aliyev que o sistema de defesa estava ativo no momento do incidente e tentou interceptar os drones ucranianos que atacavam a aeronave.
O acidente com a aeronave E190, da Embraer, resultou na morte de 38 pessoas, e 29 pessoas sobreviveram, algumas em estado crítico. A aeronave transportava 67 pessoas no total, 62 delas passageiros e 5 tripulantes.
A aeronave, um E190 operado pela Azerbaijan Airlines, caiu próximo à cidade de Aktau, no oeste do Cazaquistão, enquanto tentava fazer um pouso de emergência. O voo J2-8243 havia decolado de Baku, Azerbaijão, com destino a Grozny, na Rússia, mas foi desviado para Aktau devido às condições climáticas.
Embraer lamenta tragédia
Após o acidente, a Embraer afirmou estar “profundamente triste”. A fabricante disse estar acompanhando de perto a situação. “Seguimos totalmente empenhados em apoiar as autoridades competentes”, reforçou a companhia, por meio de nota.
“Os nossos pensamentos e sinceras condolências vão para as famílias, amigos, colegas e entes queridos afetados pelo ocorrido”, afirmou a Embraer.
*Com informações do g1
The post Queda de avião da Embraer (EMBR3) no Cazaquistão: Putin pede desculpas por acidente que matou 38 pessoas appeared first on Seu Dinheiro.