A Adidas fez o universo digital invadir o real nesta semana com o lançamento de tênis físicos em parceria com a Stepn, sua aliada que combina fitness e blockchain. Até o final do mês, as duas empresas disponibilizarão uma coleção limitada de 1,2 mil pares do modelo Adidas Ultraboost 5.
A parceria começou em abril, quando as empresas lançaram uma coleção de mil tênis NFTs generativos, inspirados nos icônicos modelos de corrida da Adidas.
Os tokens não fungíveis — registros digitais únicos e imutáveis — foram criados na blockchain Solana, destacando o compromisso das marcas em inovar no setor de Web3, campo de tecnologias inovadoras e descentralizadas da Internet.
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Adidas e Stepn: timing estratégico ou coincidência?
Embora o lançamento de produtos físicos já fosse esperado, o momento do anúncio levantou algumas sobrancelhas. Apenas três dias antes, a RTFKT — empresa de moda digital e tecnologia subsidiária da Nike — anunciou que encerrará suas operações até o início de 2025.
Mesmo com o apoio da Nike e um histórico de sucesso no mercado de NFTs, a RTFKT não resistiu à volatilidade do mercado digital. Para se ter uma ideia, a empresa arrecadou quase US$ 50 milhões em ganhos ao longo de sua existência e mais de US$ 45 milhões em royalties. Segundo o The Block Research, o volume total de negociações de NFTs da RTFKT chegou a cerca de US$ 1,5 bilhão.
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Mais um passo para integração física-digital
Para a Stepn, a fusão dos universos físico e digital é o próximo passo para empresas do setor. “O lançamento de tênis físicos é um momento decisivo em nossa parceria com a Adidas”, afirmou Shiti Manghani, CEO da Stepn, no anúncio. “Passamos de colecionáveis digitais para produtos tangíveis que as pessoas podem usar, mostrando o quanto o espaço Web3 evoluiu.”
Com o conceito move-to-earn (“mexa-se e ganhe”, em tradução livre), a Stepn recompensa os usuários de seu aplicativo que realizam atividades físicas e permite até mesmo retornos financeiros aos clientes por meio de NFTs.
“Estamos entusiasmados em oferecer uma nova experiência digital para corredores na vanguarda desta nova era emocionante”, disse Erika Wykes-Sneyd, vice-presidente da Adidas.
“Essa colaboração não apenas traz uma nova forma de engajar com o fitness, mas também introduz experiências recompensadoras que ampliam os limites do que é possível nos mundos físico e digital”, concluiu.
*Com informações do The Block
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