O mercado de NFTs registrou um golpe significativo nesta segunda-feira (02). A Nike irá descontinuar até o final de janeiro os negócios da RTFKT, empresa de moda digital e tecnologia adquirida em 2021. A decisão acontece em um cenário de consolidação do mercado deste tipo de token, que enfrenta declínio após o auge da pandemia.
“Hoje estamos anunciando o plano para descontinuar as operações da RTFKT”, afirmou a empresa em um comunicado na plataforma X, antigo Twitter. “Olhando para trás, estamos incrivelmente orgulhosos de tudo o que alcançamos juntos.”
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Fundada em 2020, a RTFKT ganhou destaque ao criar colecionáveis digitais e construir um ecossistema robusto de NFTs na rede do em ethereum (ETH) e colecionáveis físicos. Colaborações com artistas renomados, como Takashi Murakami, ajudaram a consolidar sua posição no mercado.
NFTs, ou tokens não fungíveis, são registros digitais únicos e imutáveis baseados na tecnologia blockchain, a mesma que sustenta criptomoedas como o bitcoin. Funcionando como um registro em um cartório virtual, esses tokens autenticam e certificam a propriedade exclusiva de algo único, seja ele uma obra de arte ou um tênis da Nike, físico ou digital.
A empresa se destacou com lançamentos como Clone X, uma coleção limitada de 20 mil NFTs hospedada na blockchain do ethereum, e parcerias com a Nike em projetos como os tênis digitais Nike Air Force 1 e a coleção Animus.
A aquisição pela Nike, em dezembro de 2021, aconteceu durante o auge da febre dos NFTs, quando empresas e consumidores investiram fortemente em ativos digitais impulsionados pelo potencial de lucro e pela integração com o metaverso. Em 2023, um dos momentos de maior visibilidade para a parceria Nike-RTFKT foi a aparição de LeBron James usando um modelo digital da coleção em um jogo da NBA.
Nike digital e a queda de preços
Nos últimos anos, o mercado de NFTs sofreu com a queda do interesse dos consumidores, o que impactou diretamente na valorização desses ativos.
A RTFKT, que chegou a movimentar cerca de US$ 50 milhões em receita, incluindo mais de US$ 45 milhões em royalties, tornou-se o nono projeto mais lucrativo de NFTs, segundo dados do DefiLlama. Suas coleções MNLTH e CloneX Mintvial foram as mais rentáveis e acumularam receitas de US$ 16,4 milhões e US$ 13,9 milhões, respectivamente, durante o chamado “verão dos NFTs”, que aconteceu entre 2021 e 2022, quando esse tipo de tokens estavam em alta.
Entretanto, a queda de preços médios nas coleções, como a Clone X — que passou de um pico de US$ 63 mil em 2022 para menos de US$ 1 mil atualmente —, evidenciou a volatilidade do setor.
Em março de 2024, rumores sobre o fechamento da RTFKT começaram a circular, depois de o influenciador de criptomoedas, Nick O’Neill, sugerir que a Nike encerraria o projeto. Em setembro, mais sinais surgiram quando a empresa de tênis omitiu o logotipo da RTFKT em um comunicado oficial, destacando a aposentadoria do então CEO John Donahoe, responsável pela aquisição da startup.
Além disso, a Nike enfrenta desafios estruturais. Em junho, a empresa projetou queda na receita fiscal para o próximo ano, com a justificação de “demanda enfraquecida” por seus produtos. Suas ações registraram um declínio acumulado de 9,60% em 2024, enquanto concorrentes conquistaram mais espaço.
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Antes do fim, um último adeus
Antes de encerrar suas operações, a RTFKT lançará um último projeto em dezembro: o MNLTH X, que incluirá o Blade Drop. Embora detalhes ainda não tenham sido divulgados, o lançamento simboliza um esforço para honrar o legado da empresa como uma pioneira no setor de NFTs.
Recuperação dos NFTs
O fechamento da companhia de tokens não fungíveis ocorre em meio a um mercado em recuperação. Em novembro, as vendas de NFTs alcançaram US$ 562 milhões, o maior volume em seis meses, segundo dados da CryptoSlam.
No acumulado de 2024, as vendas de NFTs estão próximas de atingir US$ 9,9 bilhões, superando os resultados de 2023, mas ainda distantes dos US$ 15,7 bilhões e US$ 23,7 bilhões registrados em 2021 e 2022.
Apesar do encerramento da RTFKT, a Nike continuará sua presença no Web3 por meio da plataforma .Swoosh, lançada em 2022. Contudo, a plataforma indicou que não haverá novos lançamentos de NFTs no curto prazo.
Mesmo assim, parte da comunidade Web3 já se mobiliza para tentar reviver a marca RTFKT, com ofertas de até US$ 100 mil para uma aquisição semelhante ao caso de sucesso da Pudgy Penguins, em 2022.
*Com informações do Decrypt e The Block
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